terça-feira, 5 de outubro de 2010

Clinton Global Initiative

O Imaflora foi convidado a se tornar membro da “Clinton Global Initiative”, iniciativa do ex presidente Bill Clinton que busca promover parcerias entre setor empresarial, sociedade civil e doadores. São mais de 1000 membros por ano que se unem em torno de ações concretas, objetivas e mensuráveis. Neste ano, o Imaflora foi a única organização socioambiental brasileira a participar. A maioria dos membros desembolsa US$ 20.000 pela participação anual.

A Iniciativa é marcada por uma grande conferência que este ano ocorreu entre os dias 20 e 23 de setembro no mesmo período em que a Assembléia Geral da ONU é realizada em Nova Iorque.

A conferência contou com a presença de diversos chefes e ex-chefes de estado, como Barack Obama, Tony Blair, Shimon Peres, entre outros; além de presidentes das maiores empresas do mundo, empreendedores sociais, personalidades e ONGs.

O foco da conferência foi nas áreas de Desastres Naturais (Haiti e Paquistão), Gênero e Tecnologia – estiveram presentes os fundadores ou presidentes da Microsoft, Google, Yahoo, Twiter, Tata, entre outros. Saúde e Educação também foram importantes e Energia e Meio ambiente tiveram pequena importância. Do ponto regional, houve muito destaque para a Índia, África e Oriente Médio, sendo que a América Latina foi pouco discutida na agenda e na presença de líderes nas sessões mais importantes.   

O compromisso de ação do Imaflora foi com as atividades focadas no cacau, propondo um componente de pagamentos por serviços ambientais na Bahia. A organização do evento gostou bastante da abordagem e o selecionou para ser apresentado em uma Sessão paralela, além de convidar o representante do Imaflora para tirar uma fotografia com o Presidente Clinton. Apenas 10% dos compromissos de ação são selecionados para serem apresentados. Somente contatos preliminares com possíveis doadores foram realizados e a busca de financiadores na comunidade da Iniciativa deve continuar até o final do ano.

Para a participação no evento foram preparados materiais gráficos específicos e ainda é possível visualizar o vídeo do Imaflora no youtube.



Nenhum comentário:

Postar um comentário