segunda-feira, 14 de março de 2011

Armazéns da Cooxupé são verificados pelo Imaflora e podem comercializar cafés Rainforest Alliance Certified.

Por Marina Piatto*


A Cooperativa Regional de Cafeicultores em Guaxupé Ltda., fundada em 1957, conta com aproximadamente 12.000 cooperados e atua na assistência técnica aos produtores, assim como na classificação, seleção, preparo, armazenamento e comercialização de café. Algumas unidades da cooperativa foram auditadas pelo Imaflora e agora podem receber cafés provenientes de fazendas e grupos certificados pelas Normas da Rede de Agricultura Sustentável, Rainforest Alliance Certified. Além da matriz, as unidades que entraram no escopo da auditoria foram Japy e Nova Plasti, também em Guaxupé, assim como a unidade de Monte Carmelo no Cerrado mineiro.

Anualmente a cooperativa processa mais de 4.5 milhões de sacas de café; com este grande volume o desafio é manter a rastreabilidade dos lotes e ligas que serão preparadas para comercialização. Todos os lotes de cafés certificados Rainforest Alliance Certified que entram nos armazéns são identificados através de códigos que acompanham os lotes de café por todas as etapas de processamento, garantindo a rastreabilidade desde a origem do produto certificado até seu destino final.

 A cooperativa certificou um grupo de 9 fazendas em 2010 que produziu 65 mil sacas certificadas no último ano agrícola, sendo que aproximadamente 30% deste volume foi comercializado como Rainforest Alliance Certified. A idéia é que a cada ano o número de fazendas certificadas no grupo aumente.

* Marina Piatto é engenheira agrônoma do Imaflora.


Nenhum comentário:

Postar um comentário