segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Consulta Pública para revisão do Padrão Interino de Plantações Florestais

O Imaflora/SmartWood está conduzindo o processo de revisão nacional do Padrão Interino Rainforest Alliance/SmartWood para Avaliação do Manejo de Plantações Florestais no Brasil.

Atualmente o Brasil não dispõe de um padrão de certificação aprovado pelo FSC Internacional que seja específico para plantações florestais. Na ausência deste documento, o FSC Internacional permite que a certificadora elabore um “Padrão Interino” temporário, que após passar por um processo de consulta pública, poderá ser utilizado pela certificadora no país até que a iniciativa nacional do FSC conduza um processo de elaboração de um padrão brasileiro de plantações aprovado pelo FSC Internacional.

O Padrão Interino Rainforest Alliance/Smartwood constitui o documento utilizado para avaliar áreas de plantações florestais certificadas ou que desejam obter a certificação florestal FSC (Forest Stewardship Council) no Brasil pelo programa Rainforest Alliance/SmartWood, representado pelo Imaflora.

Se você ou sua organização tem interesse nos processos de certificação florestal FSC no Brasil esta é uma oportunidade única para participar e enviar os seus comentários.

Clique aqui para ler o texto do padrão interino que está sob consulta e envie seus comentários e sugestões sobre os indicadores através do formulário eletrônico disponível neste endereço.

Importante saber:
• O padrão interino é dividido em Princípios, Critérios e Indicadores. Os Princípios e Critérios são definidos pelo FSC Internacional e nesta revisão não serão alterados.

• O que está em fase de consulta são apenas os indicadores do padrão. São os indicadores nacionais que permitem adaptar o padrão internacional do FSC às realidades de manejo florestal de diferentes países.

O processo de consulta iniciou no dia 07 de outubro de 2011 e deverá ser encerrado no dia 07 de dezembro de 2011. A divulgação a partes interessadas relevantes ocorrerá por internet (email e portais do Imaflora/Smartwood), correio e reuniões presenciais. Após a consolidação dos comentários apresentados durante o período de consulta, a nova versão deverá ser publicada na página eletrônica do SmartWood e do Imaflora com antecedência mínima de trinta dias do início dos primeiros trabalhos de campo.

Todos os comentários serão registrados e avaliados pela equipe do Smartwood/Imaflora e ajudarão na elaboração da versão final do padrão interino de Rainforest Alliance/Smartwood a ser utilizado nos processos de avaliação de manejo de plantações florestais no Brasil.

Esclarecimento final: a presente revisão do Padrão Interino Rainforest Alliance/SmartWood para Avaliação do Manejo de Plantações Florestais no Brasil, após finalizada, será aplicada somente aos processos de certificação FSC de manejo florestal de plantações pelo programa Rainforest Alliance/SmartWood, e deixará de ser utilizada tão logo entre em vigor um padrão brasileiro de plantações, desenvolvido pela iniciativa nacional do FSC e aprovado pelo FSC Internacional.

Se preferir, entre em contato diretamente com a equipe do Imaflora através do email: consultapublica@imaflora.org.

Agradecemos seu interesse e participação!

Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola(19) 3429-0800      
www.imaflora.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário