sexta-feira, 16 de março de 2012

Comunicado Público - Consulta Pública da Fibria Celulose S/A


A Rainforest Alliance, representada no Brasil pelo Imaflora, é uma entidade credenciada pelo Forest Stewardship Council - FSC© e esta pré-avaliação seguirá procedimentos aprovados pelo FSC.
Escopo da pré-avaliação – a pré-avaliação para certificação vai avaliar aspectos ambientais, silviculturais e socioeconômicos das plantações florestais manejadas pela Fibria Celulose S/A – Unidade Aracruz, com área total de, aproximadamente, 355.000 hectares, utilizando o Padrão Interino Rainforest Alliance para Avaliação de Plantações Florestais no Brasil, Versão 1.0, de janeiro de 2006, acessível na página eletrônica do Imaflora (www.imaflora.org). Para obter uma cópia das diretrizes aplicáveis ou para fazer comentários ao padrão a ser utilizado, por favor, contate o Imaflora por telefone, e-mail ou pela pagina eletrônica, referenciados ao final deste documento. Comentários apresentados por partes interessadas serão considerados em futuras revisões do padrão utilizado.
O Imaflora e a Rainforest Alliance avaliarão a identificação, manejo e proteção de Altos Valores de Conservação presentes nas áreas do empreendimento, e com esta finalidade solicitam comentários de partes interessadas sobre o tema.
Composição da equipe de avaliação - a auditoria será conduzida por uma equipe multidisciplinar formada por oito profissionais, liderados pelo Engenheiro Florestal Ricardo Camargo Cardoso, representante do Imaflora e coordenador de certificação FSC para manejo florestal.

Etapas e cronograma da avaliação 
• Organização da avaliação - a equipe Imaflora/RA iniciou o planejamento da pré-avaliação em fevereiro de 2012. Estes trabalhos, que devem prosseguir durante toda a pré-avaliação, envolvem a análise estratégica das informações disponíveis sobre a unidade de manejo e partes interessadas, a preparação de equipe de campo, a elaboração de documentos e a execução das principais etapas do processo.
• Pré-avaliação de campo - a equipe vai visitar as propriedades manejadas pela Fibria Celulose S/A – Unidade Aracruz entre os dias 16 e 27 de abril de 2012. 
• Consulta pública a partes interessadas - inicia no dia 16 de março de 2012 e estende-se durante todo o processo de pré-avaliação, inclusive após os trabalhos de campo. As contribuições das partes interessadas constituem um elemento essencial ao processo de certificação e poderão servir como uma importante orientação de campo à equipe de auditores.
• Contato local com a comunidade - durante o período da consulta pública prévia e durante os trabalhos de campo, a equipe fará entrevistas e reuniões com pessoas e entidades locais que possam contribuir para essa pré-avaliação.
• Reunião final de consolidação - ao final das atividades de campo, a equipe se reunirá com os responsáveis pelo manejo da Fibria Celulose S/A - Unidade Aracruz para finalizar a coleta de dados e apresentar os resultados preliminares do processo de pré-avaliação.
• Elaboração do relatório de auditoria - a equipe deverá elaborar uma minuta confidencial do relatório, que será circulada para comentários pela equipe do empreendimento. Este processo deve ocorrer em até sessenta dias do final dos trabalhos de campo. O relatório final será composto, entre outras informações, por um resumo dos resultados da pré-avaliação e pela análise detalhada do cumprimento dos padrões pela organização.
• Finalização do processo - após a incorporação de comentários gerais de partes interessadas e do recebimento de comentários à minuta do relatório pela equipe do empreendimento, o Imaflora/RA emitirá o relatório final de pré-avaliação.
Contribuições de partes interessadas
Como parte do processo de pré-avaliação, partes interessadas são convidadas a oferecer comentários e opiniões sobre o manejo florestal da Fibria Celulose S/A - Unidade Aracruz, com relação ao cumprimento do padrão de manejo florestal referenciado acima, bem como com relação ao manejo e proteção de Altos Valores de Conservação presentes nas áreas florestais sob pré-avaliação. As contribuições, confidenciais ou não, são bem-vindas nos formatos mais simples e adequados à conveniência das partes interessadas. As contribuições serão consideradas em qualquer etapa do processo de pré-avaliação, mas são mais efetivas se apresentadas antes ou durante os trabalhos de campo, de forma a permitir sua verificação e consideração nas conclusões da auditoria. As opções de contribuição são as seguintes:
1. Reuniões com a equipe de avaliação Imaflora/RA durante ou logo após os trabalhos de campo.
2. Contatos telefônicos com o gestor do processo (Ricardo Camargo Cardoso - 19 8157 2130) ou com a equipe de apoio do Imaflora (Ellen Keity Cavalheri- 19 3429 0859).
3. Submissão de comentários escritos por correio (endereço abaixo) ou e-mail para o gestor de processo (ricardo@imaflora.org) ou para o Imaflora (consultapublica@imaflora.org). Os comentários serão mantidos confidenciais e somente serão utilizados para a finalidade de avaliação do empreendimento, salvo orientação contrária da parte interessada.
A fonte de qualquer informação fornecida será mantida confidencial, disponível somente para as equipes do FSC e do Imaflora/Rainforest Alliance.
Documentos relativos a essa avaliação:
- Questionário para Consulta Pública;
- Descrição Geral da Operação de Manejo Florestal;
- Padrão Interino SmartWood para Avaliação de Plantações no Brasil.
A documentação também pode ser solicitada ao Imaflora/Rainforest Alliance por meio de correio eletrônico (consultapublica@imaflora.org) ou telefone.
As partes interessadas que desejarem questionar qualquer aspecto do processo de pré-avaliação para certificação florestal podem acessar os procedimentos da Rainforest Alliance para resolução de contestações na página eletrônica www.rainforest-alliance.org.


 Para obter mais informações sobre a empresa e o processo de avaliação FSC, consulte os documentos, relacionados abaixo, através do nosso site clicando AQUI.
Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola
Programa de Certificação Florestal
Cx. Postal 411
CEP 13400-970
Piracicaba - SP - Brasil
Telefax: (19) 3429-0800.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe