segunda-feira, 2 de abril de 2012

TNC apresenta oportunidades da produção agrícola sustentável na V Brasil Certificado.


Crescimento da certificação agrícola e a adequação de empresas a novos modelos produtivos serão temas destacados no Fórum que acontece paralelamente à feira.

O papel das organizações socioambientais no desenvolvimento de projetos sustentáveis em propriedades rurais será o grande tema levado pela TNC (The Nature Conservancy) à V Brasil Certificado, que acontece entre os dias 10 e 12 de abril, em São Paulo. A ONG, que exerce justamente esse auxílio a produtores que buscam se adequar a modelos responsáveis, falará sobre as oportunidades e os desafios da certificação agrícola, bem como o crescimento de práticas sustentáveis neste âmbito.

Presente em mais de 30 países, a TNC foi responsável, no Brasil, pela concepção do modelo do sistema de mapeamento e adequação ambiental de propriedades rurais inseridas no Cadastro Ambiental Rural (CAR).  O sistema desenvolvido pela TNC, chamado CARGEO, facilita a identificação de Áreas de Preservação Permanente (APP) e Reserva Legal (RL). Com isso, é possível orientar de maneira simplificada a regularização de passivos e, quando necessário, a recomposição de áreas desmatadas. Essa ferramenta está sendo utilizada com sucesso em projetos tripartites em estados como o Mato Grosso e Pará.

Outro trabalho importante da TNC é a participação em discussões com organizações como o FSC Brasil (sigla Conselho de Manejo Florestal ou Forest Stewardship Council, em inglês) sobre os critérios usados para a certificação socioambiental, principalmente com foco na conservação da biodiversidade. Além da apresentação de um estande na feira, a organização também fará parte do debate: “Oportunidades e Desafios da Certificação de Commodities Agrícolas”, dia 12, no Fórum que acontece paralelamente à feira.

“Um evento sobre certificação ambiental no Brasil é crucial para mostrar ao público em geral, principalmente aos consumidores finais, o que está por trás dos ‘selos verdes’, a importância de se consumir sustentavelmente, e o reflexo dessa ação no campo e na conservação dos recursos naturais”, destaca Giovana Baggio, coordenadora do programa de Conservação em Terras Privadas da TNC.

Já no seu estande, a TNC mostrará ao público alguns de seus projetos de parceria em conservação e ferramentas de planejamento da paisagem, como o CARGEO. 

A Brasil Certificado é um espaço onde líderes, formadores de opinião e empresas de todo o mundo promovem e discutem os compromissos com a sustentabilidade. O objetivo é apresentar, através de exposições, debates e outros eventos internos, o crescimento e os obstáculos ainda enfrentados pela certificação. A programação completa do evento pode ser acessada no site: http://www.brasilcertificado.com.br/. Os interessados em participar deverão fazer a inscrição no próprio endereço. A entrada é gratuita.

V Brasil Certificado

Entrada gratuita
De 10 a 12 de abril de 2012, das 13h às 20h
Centro de Eventos São Luís
Rua Luís Coelho, 323 – São Paulo - SP

Nenhum comentário:

Postar um comentário