terça-feira, 19 de junho de 2012

CÂMARA ENCERRA SEMANA DO MEIO AMBIENTE COM A OUTORGA DA MEDALHA CHICO MENDES AO INSTITUTO IMAFLORA


Durante cinco dias cerca de 1300 crianças, estudantes do ensino fundamental de diversas escolas, participaram das atividades da Semana Municipal do Meio Ambiente, realizada no salão nobre da Câmara, de autoria do vereador José Pedro Leite da Silva (PR).
Hoje à tarde (6), os alunos dos colégios João Sampaio, Hélio Penteado de Castro e Dr. Prudente acompanharam a exibição do vídeo que enfoca a nascente do Rio Piracicaba, na cidade de Sapucaí Mirim (MG), e sua foz que se dá entre os municípios paulistas de Santa Maria da Serra e Barra Bonita, quando desemboca no Rio Tietê.

A contadora de estória Graziela Angelocci, da Secretaria Municipal de Ação Cultural, encerrou a primeira parte enfocando o Meio Ambiente e sua preservação. “Eu adoro isso, porque o que mais assusta é o pouco caso que as pessoas têm com o Meio Ambiente. Aquela frase popular ´é de pequenino que se torce o pepino´, eu acredito muito nisso, nas crianças, que nós vamos conseguir mudar essa realidade”.

Medalha Chico Mendes

A edição deste ano da Semana do Meio Ambiente premiou com a medalha Chico Medes, o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora – pela realização do projeto Piracicaba Sustentável. 
O vereador Jose Pedro explicou aos alunos o trabalho desenvolvido por Chico Mendes no Estado do Acre (AC). “Ele foi um homem simples, humilde, mas um grande defensor das nossas florestas, dos nossos mananciais. E, por conta desse trabalho, foi assassinado dentro de sua residência, no Acre, por pistoleiros a mando de grandes latifundiários, responsáveis pelo desmatamento naquele local. Todo ano escolhemos uma instituição para receber o prêmio em homenagem a ele (Chico Mendes)”.
O gerente de projetos do Imaflora, entidade homenageada nesta tarde, Roberto Palmieri, disse que o Projeto Sustentável teve início há três anos com o objetivo de aumentar a participação popular na preservação do Meio Ambiente. “Nós trabalhamos junto aos conselhos municipais, Prefeitura e as demais ONGs para trazer mais sensibilização à população para uma Piracicaba melhor”.

Motivação em defesa do Meio Ambiente
Foi com essas palavras que o vereador José Pedro Leite da Silva classificou a participação dos 1300 alunos em 2012. “Sem dúvida tudo é questão de motivação e, eles, estão motivados para conservar o lugar onde vivem, onde moram, pois acreditamos que estamos no caminho certo na formação desses futuros cidadãos do amanhã”.
A Semana Municipal do Meio Ambiente recebeu, este ano, as escolas Mello Cotrim, Hélio penteado de Casto, Samuel de Castro Neves, Dr. Prudente, Mellita Brasiliense, Francisco Mariano da Costa, Affonso José Fioravanti, Mário Dedini, Rio Branco e Dionete Calegaro Miori.



Por Marcelo Bandeira (33.121)

Fotos: Gustavo Annunciato (58.557)

Departamento de Comunicação



Nenhum comentário:

Postar um comentário