sexta-feira, 15 de março de 2013

A Roundtable on Sustainable Biofuels (RSB) tem o prazer de anunciar sua decisão de reconhecer o padrão FSC® - Forest Stewardship Council, que certifica o manejo florestal responsável

Uma vez que os padrões RSB e FSC estão alinhados na maior parte dos aspectos de sustentabilidade, as florestas e operadores certificados pelo FSC poderão agora ter acesso ao mercado de biocombustíveis e de bioenergia recebendo a certificação RSB por meio de um processo de auditoria simplificado, com economia de tempo e de recursos. Esse processo irá incentivar o desenvolvimento de combustíveis avançados, aumentando o fornecimento de produtos florestais sustentáveis e de material ligno-celulósico para os produtores de biocombustíveis e de bioenergia.

“Este movimento, que reconhece o alto nível de sustentabilidade das operações certificadas pelo FSC, oferece ao setor maior acesso aos mercados de bioenergia", disse Barbara Bramble, Presidente do Conselho da RSB. "A iniciativa faz parte de um projeto em andamento da RSB para simplificar os requisitos de certificação para os padrões de sustentabilidade já estabelecidos, e estamos muito satisfeitos com o resultado do relatório de benchmarking, que indicou nossos padrões como comparáveis”.

"É uma satisfação sermos reconhecidos pela RSB, pois isso demonstra o nosso papel de liderança na certificação florestal e no manejo florestal responsável. É também um importante indicador de como as organizações líderes e que possuem o mesmo espírito podem colaborar em todos os setores e criar valor adicional para os seus beneficiários ", disse Kim Carstensen, diretor geral do FSC”.

Esse reconhecimento está fundamentado em um processo de benchmarking realizado pela RSB para comparar os respectivos requisitos de sustentabilidade dos Princípios e Critérios RSB e os Princípios e Critérios do FSC (versões 4 e 5). A comparação revelou que as florestas certificadas pelo FSC poderiam ser de fato consideradas compatíveis com todos os 12 Princípios e Critérios RSB, com exceção do RSB Princípio 3 (Gases de Efeito Estufa) e o RSB Princípio 6 (Segurança Alimentar – que não se aplica às florestas naturais). A análise completa está disponível mediante solicitação por e-mail: info@rsb.org.

Sobre a RSB
A Roundtable on Sustainable Biofuels desenvolveu um padrão de sustentabilidade global e um sistema de certificação para a produção de biocombustível. O padrão de sustentabilidade da RSB representa um consenso global de mais de 100 organizações, incluindo produtores rurais, refinarias, órgãos reguladores e ONGs, e foi concebido para garantir a sustentabilidade da produção de biocombustíveis, ao mesmo tempo que orienta a conformidade para a indústria. Mais informações: www.rsb.org

Sobre o FSC
O Forest Stewardship Council é uma organização não governamental, independente e sem fins lucrativos, criada para promover o manejo responsável das florestas do mundo. Estabelecido em 1993, o FSC é um fórum pioneiro de partes interessadas que convoca o consenso global a respeito do manejo florestal responsável, por meio de um processo democrático. O FSC desenvolveu o sistema de certificação FSC, baseado em seus Princípios e Critérios, e o Programa de Acreditação FSC, operado por Accreditation Services International. Mais informações: www.fsc.org

RSB e FSC são membros da ISEAL Alliance, que define códigos de boas práticas para organizações que estabelecem padrões de sustentabilidade.


Fonte: FSC Brasil


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe