segunda-feira, 13 de maio de 2013

Imaflora incentiva a preservação e o uso sustentável de recursos naturais



Instituto promove transformações socioambientais a partir da certificação florestal e agrícola, além de trabalhar políticas de desenvolvimento local

O Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora foi criado em 1995, na cidade de Piracicaba, São Paulo, com a missão de promover transformações sociais e ambientais a partir do desenvolvimento sustentável. Diferente de organizações que lutam pela criação de reservas de proteção, o Imaflora acredita que a preservação está no uso responsável dos recursos naturais. “O Imaflora entendeu que uma boa estratégia de preservação é dar valor econômico à floresta” afirma Luis Fernando Guedes, gerente de Certificação do instituto, setor que desenvolve uma das principais ferramentas de implantação de melhores práticas nos campos florestal e agrícola.

A Certificação Florestal é uma prática internacional, que surgiu em 1993, e funciona como uma auditoria que trabalha os aspectos ambientais e sociais de uma determinada empresa, grupo ou pessoa que maneje uma área. A ideia é garantir que o processo produtivo está dentro de um padrão de qualidade ecológico e social.  Guedes explica que a certificação é benéfica tanto para o meio ambiente quanto para a empresa.  “Ao mesmo tempo em que promove práticas responsáveis, o certificado agrega valor ao produto por dar transparência às cadeias produtivas”, afirma.

O gerente de Certificação conta, ainda, que, para instituir a atividade no Brasil, foi preciso “tropicalizar” a certificação. “O Imaflora notou que, para funcionar aqui no país, seria preciso adequar a certificação aos problemas locais. Foi necessário abrasileirar a certificação”, diz.  Dados do Imaflora mostram que em 2012 já existiam cerca de 150 empreendimentos certificados ativos e que a procura por este serviço cresce a cada ano.

Empresas, associações, comunidades e até mesmo pessoas responsáveis pelo manejo de uma área florestal ou agrícola podem requisitar a certificação. Segundo a assessoria do Imaflora, não é possível determinar um preço médio para este serviço, pois cada projeto possui características e demandas particulares. Para aqueles que não possuem verba suficiente para custear uma certificação, o Imaflora oferece políticas especiais que subsidiam o serviço. “A certificação faz parte da missão do Imaflora. Por isso, possuímos fundos para subsidiar auditorias para grupos de menor acesso. A princípio, não negamos o serviço a ninguém, mas fazemos uma avaliação para ver se a produção está preparada para a certificação e se vai gerar benefício para a comunidade”, explica Guedes.

Como ação complementar à certificação, o Imaflora desenvolve trabalhos de intervenção para implementar técnicas sustentáveis e socialmente responsáveis, promovendo desenvolvimento de regiões florestais e agrícolas. “O trabalho com cadeias produtivas pretende inserir cooperativas no mercado de forma diferenciada, integrando produção e melhores práticas”, garante Guedes. Além disso, o Imaflora também desenvolve ações para promoção de políticas públicas e privadas que estejam relacionadas à produção e consumo responsável de recursos naturais.

Para solicitar o serviço de certificação ou conhecer mais sobre os projetos desenvolvidos pelo Imaflora, acesse: http://www.imaflora.org/index.php

Matéria originalmente publicada em Globo Ação



Nenhum comentário:

Postar um comentário