terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Movelarias recebem certificação FSC®



Catorze empresas moveleiras acreanas receberam, nesta sexta-feira, 6 de dezembro, na Fieac, o certificado da cadeia de custódia FSC, obtido por meio do Projeto de Mobilização Empresarial pela Inovação, um esforço conjunto entre a Confederação Nacional da Indústria (CNI), Sebrae Nacional, Fieac, Sebrae/AC e Governo do Estado.

O objetivo do projeto MEI é incorporar e aprimorar a gestão da inovação nas empresas brasileiras, além de ampliar os instrumentos públicos que buscam a inovação no país.

“Esta é uma grande vitória para o nosso setor e o para o nosso sindicato (Sindmóveis). Quero agradecer a todas essas instituições que nos apoiaram muito, pois agora, com este selo, somos empresas diferenciadas das do restante do país, com reconhecimento nacional e até internacional”, comemorou Alice Tomoko Iwakura, da moveleira Nascibel. Para a empresária Nely Loureiro, da Jota’s Móveis, a certificação vai agregar ainda mais valor aos produtos acreanos. “Foi uma conquista muito grande, apesar de todas as dificuldades que os micro e pequenos empresários do setor enfrentam. Com todo o apoio que recebemos da Fieac e demais instituições parceiras, conseguimos dar mais este importante passo”, declarou.

De acordo com José Marcos de Carvalho, gerente administrativo e financeiro do Imaflora, o caso do Acre é destaque em todo o Brasil. Segundo informou, nenhuma empresa de qualquer outro Estado conseguiu ainda obter este selo FSC. A Certificação da Cadeia de Custódia garante a rastreabilidade do produto, desde a matéria-prima até o consumidor final. Isso significa que a madeira utilizada tem origem em processo de manejo ecologicamente adequado, socialmente justo e economicamente viável, cumprindo todas as leis ambientais vigentes.

PIONEIRISMO - No Acre, a Fieac - por meio do Senai e IEL - e o Sebrae/AC são os gestores institucionais do MEI, que contribuiu com recursos para preparação das 14 empresas moveleiras para a certificação em FSC e desenvolveu ações de inovação em 51 empresas industriais do Estado neste ano. “O IEL conduziu muito bem esse projeto. Estamos orgulhosos do resultado, que mostra que a parceria entre as instituições foi bem-sucedida. Todos os empresários que participaram e hoje estão recebendo este selo estão de parabéns. Temos muito orgulho de entregá-lo a vocês, pois somos os únicos do país a obter”, enfatizou Adriana Souza, gerente da Unidade de Indústria do Sebrae/AC.

O diretor de Desenvolvimento Florestal da Secretaria de Desenvolvimento Florestal e da Indústria, Marky Brito, reconheceu que conseguir o selo FSC é um processo bem complicado. “Outros estados ainda não conseguiram e, graças a um esforço conjunto, o Acre chegou a esse nível”, destacou. Segundo ele, a Certificação da Cadeia de Custódia traz vantagens e benefícios competitivos para as empresas, além da organização da produção e melhoria da performance dos empresários e gestores.

“Isso demonstra o comprometimento e profissionalismo dos empresários que aderiram a este projeto e, hoje, estão colhendo os frutos. Não podemos deixar de registrar que o nosso Estado, há alguns anos, vem se destacando de forma positiva com o cuidado com o meio ambiente. E, as ações do Sistema Indústria vão ao encontro desta bandeira levantada pelo Governo do Acre. Por isso, hoje é um momento para comemorarmos”, parabenizou Carlos Sasai, presidente do Sistema Fieac.

Texto: Ascom Fieac  



Nenhum comentário:

Postar um comentário