terça-feira, 26 de agosto de 2014

Lançada a Análise do Panorama Atual de Emissões Brasileiras - Tendências e Desafios



Foi lançada semana passada a Análise do Panorama Atual das Emissões Brasileiras, um estudo do Observatório do Clima elaborado a partir de seu Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa (SEEG), num evento para a imprensa em São Paulo. A análise é composta por um relatório síntese e 5 relatórios setoriais: mudança de uso da terra, agropecuária, energia, processos industriais e resíduos.
 
Os estudos estão disponíveis através do LINK
 
Nesta parceria o IMAFLORA coordenou a Análise das Emissões de GEE do Setor Agropecuário. De acordo com as análises a agropecuária foi responsável, diretamente, por quase 30% das emissões brasileiras em 2012, sem contabilizar as emissões causadas pela expansão agrícola em áreas de ecossistemas naturais. Para reduzir esta contribuição as políticas públicas deverão focar em tecnologias de baixo carbono para aumentar a eficiência da produção agropecuária e ao mesmo tempo reduzir as emissões. Nesta direção será possível posicionar o setor como captador de carbono e compensar a emissão de outros setores que eventualmente terão limitações tecnológicas para crescerem de forma limpa. Entretanto, o país ainda tem muito trabalho pela frente para adotar essas tecnologias e transformar o problema em oportunidade.

Baixe aqui a apresentação feita por Carlos Rittl, secretário-executivo do Observatório do Clima. Assista também a gravação do evento na íntegra no canal do OC no YouTube.

Confira também a matéria na integra AQUI



Nenhum comentário:

Postar um comentário