sexta-feira, 25 de setembro de 2015

FSC Friday - Ação do Imaflora visa engajar futuras gerações na proteção de nossas florestas!

A ação nasceu de uma reflexão acerca da importância das futuras gerações na promoção de ações e comportamentos que contribuam com a boa administração do capital natural, humano e social disponíveis, ou seja, a relevância de desenvolver habilidades e comportamentos individuais e coletivos capazes de gerar melhorias em sua qualidade de vida e do meio em que vivem. Ao definir “percursos de aprendizagem a serem adotados na educação básica no país (educação infantil, ensino fundamental e ensino médio)” mediante a definição de uma Base Nacional Comum Curricular nos aproximamos da meta de gerar uma consciência global no jovem e por consequência melhor prepará-lo para contribuir com os grandes desafios globais, como é o caso da conservação das florestas e demais recursos naturais.

Neste contexto, o Imaflora escolheu como ação para comemorar o FSC Friday deste ano, contribuir ativamente com o processo de consulta pública da Base Nacional Comum Curricular que vai orientar as atividades das escolas em todo o Brasil, dando um norte para o trabalho feito em sala de aula, promovendo um conhecimento comum aos alunos do Brasil. O documento da BNC foi lançado em 16 de setembro e passará por um amplo processo de consulta pública até dezembro onde toda a sociedade poderá contribuir enviando sugestões e propostas de alterações.

As ações escolhidas pelo Imaflora para “interferir” neste processo foram:

1) Participar da consulta pública da proposta da Base Nacional Comum Curricular na categoria de Organização da Sociedade Civil.

2) Convocar e Mobilizar atores do cenário ambiental e educacional brasileiro para participarem e contribuírem no processo de análise critica da proposta.

Saiba mais sobre a Base Nacional Comum e como participar da consulta pública nos links: http://basenacionalcomum.org.br/  e http://basenacionalcomum.mec.gov.br

Considerando a atual situação ambiental, ter a oportunidade de definir o que o jovem brasileiro deve aprender nas escolas, está longe de ser uma pauta apenas dos profissionais da educação, devendo ser estendida a toda sociedade e especialmente aos atores do movimento ambiental como uma forma de garantir o bom uso dos recursos naturais pelas atuais e futuras gerações.

Conheça o FSC Friday no site: www.fscfriday.org





Nenhum comentário:

Postar um comentário