quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Mais carne sustentável no mercado brasileiro

Durante a Expo Milão, exposição universal que este ano possui o lema “Feeding the planet, Energy for Life” (Alimentando o Planeta, Energia pra a Vida), a marca Beef Passion lançou sua nova linha de carnes, agora com selo Rainforest Alliance CertifiedTM.

Iniciada em 1851, a Expo ou Exposição Universal é realizada a cada 5 anos, em alguma parte do mundo. Com uma área de 4 mil m2, o pavilhão brasileiro se dedicou a promover a produção de alimentos do país, destacando iniciativas de produção sustentável.

Para o lançamento da carne certificada, a ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira organizou um seminário no pavilhão brasileiro que contou com a presença do pecuarista Ricardo Sechis, da Beef Passion, do renomado açougueiro Dario Cecchini, criador da Universidade da Bisteca, na região de Toscana, Eduardo Trevisan, secretário executivo adjunto do Imaflora e Ana Paula Tavares, presidente interina da Rainforest Alliance.

Foto 1: Em destaque: Roberto Smeraldi e Dario Cecchini

Destacou-se na discussão, a sintonia entre o produtor e o açougueiro traduzindo-se no respeito que ambos demonstram pelos animais. Sacrificados para servir de alimento, os bovinos devem ser muito bem cuidados em seu processo de desenvolvimento e todas as suas partes devem ser aproveitadas, uma reflexão sobre a forma de preparação dos alimentos, que atualmente prioriza aqueles de cocção mais rápida.

Outro tema em destaque foi relacionado aos potencias impactos positivos que uma pecuária feita de maneira responsável pode gerar em termos de emissões de gazes causadores do efeito estufa. Estudos têm mostrado que boas práticas empregadas na pastagem e alimentação dos animais faz com que se reduzam em mais de 50% das emissões geradas.

Com pouco mais de 6 mil hectares em área, as fazendas Beef Passion estão localizadas no Mato Grosso do Sul e interior de São Paulo. Após anos de pesquisas, o produtor Ricardo e sua equipe desenvolveu um sistema que permite avaliar o momento exato em que o animal deve ir para abate e assim conseguir fibras maduras, carne de alta qualidade com altos índices de gordura saturada, benéfica à saúde humana.

Ricardo e sua equipe têm se dedicado há anos na busca pela qualidade da carne e agora com o selo Rainforest Alliance CertifiedTM, consegue demonstrar seu compromisso em produzir de maneira responsável com o meio ambiente e com os trabalhadores, entrando em um seleto grupo de fazendas e empresas comprometidas em produzir com qualidade e sustentabilidade. Desta forma, dezenas de restaurantes que já utilizam as carnes Beef Passion, agora poderão oferecer aos seus clientes um produto com qualidade e sustentabilidade comprovada.

Foto 2: Cortes Beef Passion

As fazendas passaram por um processo de adequação durante aproximadamente um ano, entre elas, treinamento dos trabalhadores, adaptação da infraestrutura e delimitação das áreas de conservação ambientais. Para obter o selo, as fazendas foram auditadas e certificadas pelo IMAFLORA, Instituto com sede em Piracicaba, acreditado pela Rede de Agricultura Sustentável para processos de obtenção do selo Rainforest Alliance CertifiedTM no Brasil.

Bom apetite. 

Eduardo Trevisan Gonçalves - Imaflora

Mais informações:






Nenhum comentário:

Postar um comentário