quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Imaflora, ISA e ESALQ/USP retornam resultado de pesquisa para comunidades da Terra do Meio





O Imaflora e o Laboratório de Silvicultura Tropical da Universidade de São Paulo (LASTROP/ESALQ/USP), em parceria com o ISA, realizaram, em 2015, uma pesquisa para avaliar os impactos da comercialização diferenciada de produtos da sociobiodiversidade.
 
Este modelo de comercialização respeita a organização social do trabalho nas comunidades e assegura uma negociação direta, com maior equidade de informações entre as partes e remuneração mais justa.

A pesquisa foi realizada em três Reservas Extrativistas na região da Terra do Meio (Rio Iriri, Rio Xingu e Riozinho do Anfrísio), no estado do Pará, região na qual Imaflora e ISA atuam, contribuindo com a aproximação entre empresa e comunidades locais, visando um modelo de comercialização diferenciada de produtos como borracha, óleo de copaíba e, mais recentemente, castanha.

Nesta pesquisa foram realizadas, dentre outras ações, entrevistas com os extrativistas da região, que avaliaram o impacto da comercialização com as empresas em várias dimensões da vida das populações locais. 

Com o objetivo de retornar os resultados da pesquisa, as instituições envolvidas elaboraram um Boletim para os extrativistas e suas famílias, associações, órgãos públicos e parceiros da região.

Além do retorno, importante em uma pesquisa dessa natureza, a intenção é que o Boletim contribua com a reflexão dos atores locais e contribua para o aprimoramento das ações desenvolvidas na Terra do Meio.

O Boletim já apresenta alguns resultados da pesquisa, porém, um relatório que trará o método e os resultados com mais detalhes será lançado em março.



Nenhum comentário:

Postar um comentário