sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Jogos mais verdes

A cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos colocou o meio ambiente na pauta global e destacou a necessidade de união dos povos para a reversão dos efeitos das mudanças climáticas.

Antecipando a enorme visibilidade do evento, O IMAFLORA colaborou ativamente, em duas frentes, para que os jogos, realizados no Rio de Janeiro, fossem “mais verdes” e que o recado da sustentabilidade fosse o mais longe possível.

Nos anos que antecederam a realização das Olimpíadas, o IMAFLORA se engajou na batalha para mostrar a importância do uso de matérias primas originadas do manejo responsável, para os produtos florestais e para os agropecuários. Por isso, trabalhou muito para que toda a madeira utilizada nas construções voltadas para a infraestrutura dos Jogos fosse certificada FSC.® Certificação que, entre outros pontos, assegura que não houve desmatamento para cultivo ou extração das árvores e  que os trabalhadores desfrutaram de condições dignas para exercer suas atividades.

Na mesma linha, as caixas de madeira que embalam as medalhas e o papel do certificado entregue aos atletas vitoriosos são igualmente FSC®.



Com forte influência no aquecimento global, os produtos agropecuários também mereceram atenção. O Imaflora contribuiu para a elaboração do Guia Sustentável da Cadeia de Abastecimento, no âmbito da iniciativa Rio Alimentação Sustentável, da qual faz parte.

Nesse caso, houve a recomendação para os fornecedores de alimentos nos jogos preferirem os alimentos originados do bom manejo, bem como aqueles certificados. O selo Rainforest Alliance Certified, auditado no Brasil pelo Imaflora, reconhece inciativas de alto desempenho ambiental e social, em produtos como o café e a carne, servidos nos Jogos.

As ações do IMAFLORA continuaram com o andamento da competição, desta vez, voltadas para dar visibilidade às populações tradicionais e á biodiversidade. Confira aqui.


Nenhum comentário:

Postar um comentário