terça-feira, 4 de abril de 2017

Criado o Comitê Territorial do Origens Brasil® na Calha Norte

O primeiro passo para a estruturação do Origens Brasil®  em seu segundo território, o da Calha Norte, acaba de ser dado: foi formado o Comitê Territorial , ponto chave da governança da iniciativa, durante encontro que reuniu comunidades  quilombolas, indígenas e as  instituições envolvidas na iniciativa.

A coordenadora de projetos e mercados florestais do IMAFLORA, Patrícia Cota Gomes, que está à frente do Origens Brasil® desde o início, comemora o novo passo e lembra que “o comitê territorial é uma instância importantíssima na governança  do Origens Brasil®, pois é  o que permite maior engajamento e  participação das comunidades de cada território para que o sistema se torne cada vez mais adequado a suas realidades e expectativas”.

 A governança do  Origens Brasil® é horizontal e  formada por instâncias que representam as populações tradicionais e  instituições de apoio de cada território, além das empresas. Além do Imaflora, fazem parte do Comitê Territorial da Calha Norte, a Associação Indígena Kaxuyana, Tunayana e Kahyana, Associação de Moradores da Comunidade de Remanescentes de Quilombo de Cachoeira Porteira, Associação Dos Povos Indígenas do Mapuera, Associação das Comunidades Remanescente de Quilombos do município de Oriximiná,. Conselho Geral do Povo Hexkaryana, Equipe de Conservação da Amazônia, Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia.

Para Patrícia, "a presença no Comitê assegura que o Origens Brasil ® seja um indutor dos benefícios esperados pelas comunidades e permita influenciar nas decisões de médio e longo prazo para o território”. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário