segunda-feira, 13 de novembro de 2017

Câmara atinge maior índice de transparência em cinco anos, 84%

O portal da Câmara dos Vereadores de Piracicaba atingiu o maior índice de transparência desde que começou a ser avaliado pelo Observatório Cidadão de Piracicaba: 84% dos indicadores foram integralmente atendidos, contra apenas 8% parcialmente atendidos e outros 8% não atendidos.

O trabalho dessa coalizão da sociedade civil, que busca mais transparência e controle social na gestão dos recursos públicos, começou em 2012. Naquele ano, a avaliação da Câmara apontou um cumprimento de 33% de itens plenamente atendidos e, em 2015, pela primeira vez, mais da metade dos critérios foram cumpridos.

“O resultado atual é uma conquista dos movimentos sociais, que acompanham e influenciam o dia a dia da Câmara para que prestem contas do que estão fazendo ao cidadão”, diz o Josué Adam Lazier, secretário executivo do Pira 21, organização que integra o Observatório Cidadão de Piracicaba.

O mesmo desempenho positivo foi verificado no Serviço de Informação ao Cidadão da Câmara dos Vereadores, obrigatório pela Lei de Acesso à Informação também obteve um excelente desempenho, atendendo a 100% das exigências legais.

 Além de avaliar os pontos nos quais os órgãos públicos estavam devendo ao cidadão, o Observatório Cidadão de Piracicaba sempre manteve a conduta  de sugerir  melhorias e contribuir para o avanço positivo da qualidade das informações prestadas ao contribuinte.

Renato Morgado, coordenador de políticas públicas do Imaflora, que também compõe a coalizão, afirma que “ é importante que a Câmara continue a seguir essa diretriz e disponibilize cada vez mais informações para sociedade, entre as quais, as agendas detalhadas dos compromissos dos vereadores". 

Confira aqui o boletim completo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário