Objetivo é levar pessoas a Unidades de Conservação para
lazer, educação ambiental e conscientização.
O Brasil é o país com a maior biodiversidade do planeta,
e cerca de 2.500 Unidades de Conservação (UCs) ajudam a proteger este
patrimônio. Porém, com exceção de parques mais conhecidos, como os Parques
Nacionais da Tijuca, Iguaçu, Chapada Diamantina, Chapada dos Guimarães e
Fernando de Noronha, a maior parte é pouco frequentada pela população. A
campanha Um Dia no Parque quer mudar esta realidade e levar os brasileiros para
os parques nacionais no dia 22 de julho.
Idealizada pela Rede Pró UC em parceria com a Coalizão
Pró-Unidades de Conservação, e inspirada pelo Park Day, dos Estados Unidos,
quando americanos se dirigem aos parques para acampar, fazer trilhas, observar
pássaros, estrelas e aproveitar os parques nacionais, a campanha Um Dia no
Parque tem o objetivo de mostrar às pessoas que perto delas provavelmente há
uma Unidade de Conservação (UC), e que ali é possível praticar diferentes
atividades, tanto sozinho como em grupo.
“Queremos mostrar que o meio ambiente está mais perto do
que as pessoas imaginam. Você não precisa viajar ao outro extremo do país para
apreciar a natureza. Valorizar parques e reservas é reconhecer a importância
das áreas verdes protegidas para nossas vidas”, afirma a bióloga da Fundação
SOS Mata Atlântica, Erika Guimarães, especialista em parques e reservas.
Além de levar as pessoas às Unidades de Conservação para
lazer, a campanha quer mostrar ao público a importância destas áreas para a
qualidade de vida também nas cidades, já que as UCs são responsáveis por cerca
de 35% da água consumida no Brasil.
Uma pesquisa realizada em 2014 pelo WWF-Brasil mostrou
que a riqueza natural do Brasil é o maior orgulho de 58% dos brasileiros. A
mesma pesquisa mostrou que 80% considera que a natureza não está protegida.
A data foi escolhida por ser próxima ao aniversário do
Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), a Lei que rege as Unidades
de Conservação, criada em 2000. De acordo com Angela Kuczach,
diretora-executiva da Rede Pró UC, “este é um projeto de longo prazo. Nosso
objetivo é criar uma cultura de reconhecimento e valorização das Unidades de
Conservação pela população brasileira. Então, assim como temos dias de
conscientização e celebração, queremos estabelecer uma data para incentivar a
visitação às Unidades de Conservação no Brasil”.
A categoria “parques” foi a escolhida por ser a de mais
fácil reconhecimento pela população, mas todas as categorias de Unidades de
Conservação são contempladas na campanha.
Potencial turístico
O Brasil tem um potencial turístico inexplorado. Um estudo
publicado pelo Fórum Econômico Mundial em 2017 mostrou que, em uma lista de 136
países, o Brasil é o primeiro em potencial de recursos. Porém, esta riqueza não
é usada para atrair visitantes. Os parques nacionais dos Estados Unidos, país
em décimo lugar no mesmo item da lista, atraem anualmente cerca de 300 milhões
de visitantes, arrecadam 17 bilhões de Dólares e geram 306 mil empregos. A
Espanha, com uma população de
46,5 milhões, levou aos parques nacionais cerca de 15
milhões de visitantes. Já no Brasil, atraíram 10,7 milhões de visitantes em
2017.
De acordo com Mariana Napolitano, coordenadora do
Programa de Ciências do WWF-Brasil, “o incentivo ao ecoturismo beneficia tanto
a população local, que tem a economia estimulada pelo fluxo de pessoas, com mais
movimento na rede hoteleira, de alimentos e artesanato, entre outros, como os
visitantes, com experiências enriquecedoras”.
Coalizão Pró-Unidades de Conservação
A Coalizão Pró-Unidades de Conservação é um grupo de
instituições que se propõe a congregar empresas e organizações da sociedade
civil comprometidas com a valorização e a defesa das Unidades de Conservação da
Natureza. Fazem parte da Coalizão: Rede Pró UC, Fundação SOS Mata Atlântica,
Conservação Internacional – CI Brasil, Fundação Grupo Boticário, Imaflora,
Instituto Semeia, WWF-Brasil, The Nature Conservacy - TNC Brasil e Imazon.
Contato:
Coalizão Pró-Unidades de Conservação
Fabiani Matos, assessora de comunicação
41 99643-3650
redeprouc@gmail.com
Rede Pró UC
Angela Kuczach, Diretora Executiva
41 99796-0538
angela.kuczach@gmail.com
Fundação SOS Mata Atlântica
Luiz Soares, assessor de imprensa
11 94016-8218
luiz@sosma.org.br
Conservação Internacional CI-Brasil
Thiago Camara
21 98624-8163
tcamara@conservation.org
Fundação Grupo Boticário
Melissa Barbosa
(41) 3318-2642
(41) 98897 3719
melissa.barbosa@fundacaogrupoboticario.org.br
Imaflora
Fátima Nunes
11 98274-5553
Instituto Semeia
Eliane Santos, assessora de imprensa
11 99911-1344
elianesantos@tamer.com.br
WWF-Brasil
Giovana, assessora de imprensa
11 96312-2030
The Nature Conservancy – TNC Brasil
Imagem Corporativa
Maria Paula Angelelli
11 3526-4567
mariapaula.angelelli@imagemcorporativa.com.br
Tatiane Matheus
11 3526-4502
tatiane.matheus@imagemcorporativa.com.br
Imazon
Jakeline Pereira
91 3182-4000
jakerpereira@gmail.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário