terça-feira, 6 de novembro de 2018

Lideranças da Floresta: um dia para contar histórias

“É incrível, eu sempre vivi na  floresta pensando que fazia tudo certo, mas agora eu aprendi como deve ser o corte, como fazer direito”. É assim que o senhor Cleomilton Rocha Oliveira, de 53 anos, morador de Tarauacá e representante da Associação São Francisco de Assis, resume a sua participação no Programa Lideranças da Floresta, realizado pelo Imaflora, depois de vencer a licitação do governo estadual do Acre, no ano passado.

Iniciado em agosto de 2017, o trabalho teve como objetivo levar as técnicas de manejo florestal e de produtos da sociobiodiversidade para 21 organizações, entre associações e comunidades, de 18 localidades do estado do Acre. A manutenção da floresta em pé, a melhoria de renda dos comunitários a partir de suas atividades tradicionais e a geração de impactos positivos para a região foram princípios que nortearam o trabalho do Imaflora ao longo desses 15 meses e que foi avaliado nessa manhã. “ Uma coisa que a gente se deu conta é que não tinha nenhuma escola por perto e que os jovens, que se animaram muito com o programa, queriam estudar “ conta Maria José Gomes de Souza, da Associação Ramal São Paulo, em Rodrigues Alves. “Nós nos reunimos para pedir a escola e esse ano, as aulas começaram”, comemora.

Os depoimentos chegaram também por meio dos objetos escolhidos pelos comunitários para representa-los: a semente do açaí e ouriço da castanha, responsáveis pelo  ganha pão de boa parte deles e objetos feitos com aparas de madeira amazônica, como a pequena embarcação que torna viável a presença de alguns deles a Rio Branco, ajudaram o relato de um ano e meio de estudos intensos e que , na visão do grupo, mostrou perspectivas novas de ganhos com o trabalho.





Nenhum comentário:

Postar um comentário