segunda-feira, 25 de março de 2019

Imaflora leva certificação FSC® - Forest Stewardship Council® para a feira internacional moveleira, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul

O Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - participa da 14ª Feira Internacional de Máquinas, Matérias Primas e Acessórios para a Indústria Moveleira (FIMMA), que acontecerá dos dias 26 a 29 de março, em Bento Gonçalves, Rio Grande do Sul.

De acordo com Rafael Brevigliero, coordenador de certificação FSC® - Forest Stewardship Council® (em português, Conselho de Manejo Florestal), a participação do Imaflora no evento tem o objetivo de apresentar as vantagens competitivas do selo no mercado, entre as quais a segurança reputacional para as empresas, já que a certificação FSC® verifica requisitos cada vez mais exigidos pelos compradores, especialmente os internacionais: que o produto é livre de desmatamento em toda a sua cadeia (da floresta ao consumidor final), que os recursos naturais (como a água e o solo) foram usados de forma responsável e de maneira que continuem disponíveis para as próximas gerações, que a saúde e segurança dos trabalhadores foram respeitadas, bem como as populações dos entornos das plantações ou dos empreendimentos florestais, entre os outros.

Atualmente, o Brasil tem quase 7 milhões de hectares sob a influência da certificação FSC® entre florestas nativas e  plantações de pinus e eucaliptos com  finalidades comerciais. Esse indicador  coloca o Brasil em sétimo lugar no ranking mundial de certificação sendo que o Imaflora é detentor de mais da metade desse mercado. “O setor  moveleiro vem dando uma contribuição enorme para o crescimento das práticas responsáveis  no setor florestal brasileiro, mas acredito que ainda tenha um espaço para crescimento e para influenciar positivamente  a própria cadeia, gerando benefícios também para os municípios em que estão instaladas”, lembra Rafael.

O estande do Imaflora ficará na rua 9, do Pavilhão A, número 202. A FIMMA será no Parque de Eventos, na Alameda Fenavinho, 481, a partir das 13h.

Sobre o FSC®

É uma organização independente, não governamental, sem fins lucrativos, que promove o manejo florestal responsável ao redor do mundo desde 1994. Com sede na Alemanha, está presente em mais de 80 países. O FSC - Forest Stewardship Council® (com tradução Conselho de Manejo Florestal) é o sistema de certificação florestal de maior credibilidade internacional e o único que incorpora, de forma igualitária, os interesses de grupos sociais, ambientais e econômicos.

Sobre o Imaflora

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. Saiba mais em www.imaflora.org

FSC®  A000541


Nenhum comentário:

Postar um comentário