quinta-feira, 2 de maio de 2019

Rede de Agricultura Sustentável (RAS) anuncia seu novo Diretor: José J. Campos Arce


A Rede de Agricultura Sustentável (RAS) tem a satisfação de anunciar que José Joaquín Campos Arce foi nomeado como seu novo Diretor.

Campos acumula mais de 30 anos de experiencia internacional em gestão de recursos naturais, desenvolvimento sustentável e colaboração internacional, mais recentemente como Co-Presidente do Diretorio Conselho de Curadores e Comitê Executivo do Centro Internacional de Pesquisa Florestal (CIFOR) e Centro Mundial Agroflorestal (ICRAF) em seu processo de fusão e como Diretor Geral do Centro Agronômico Tropical de Pesquisa e Ensino Superior (CATIE).

Para o CIFOR e o ICRAF, ele supervisionou a direção estratégica de ambas as organizações internacionais (fundidas a partir de 1º de janeiro de 2019), para realizar pesquisa, desenvolvimento de capacidade, disseminação e participação nos desafios  que envolvem as questões florestais, paisagens agroflorestais e comunidades em todo o mundo.

Como Diretor Geral do CATIE, Campos foi responsável por um aumento de 60% na receita entre 2008 e 2015 e posicionou a organização como uma forte plataforma científica regional e internacional especializada en agricultura e recursos naturais, com base em parcerias efetivas e colaboração com mais de 400 parceiros locais, nacionais e internacionais.

Campos é um líder com experiência em ciência e inovação, educação, diálogo de políticas e cooperação interinstitucional e internacional que ajudará a RAS em sua missão de crescer e consolidar-se como uma rede global de organizações locais trabalhando juntas para alcançar mudanças positivas nas paisagens e nas pessoas que dependem delas.

O novo diretor executivo da RAS tem Ph.D. em ciências florestais da Universidade de Oxford, mestrado em gestão de recursos naturais renováveis da Universidade da Costa Rica e CATIE, e se formou como engenheiro florestal na Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” da Universidade de São Paulo, Brasil. Ele também tem varios trabalhos publicados.

Para Laura de Santis Prada, Secretária Executiva do Imaflora e Diretora do Conselho Diretor da RAS, “além do sólido curriculum como Doutor, Mestre e Bacharel e de sua extensa experiencia transformando organizações para melhor, José Joaquín tras consigo habilidades para engajar e motivar pessoas em prol de um propósito positivo, imbuido do verdadeiro espírito de cooperação, o que representa a chave para atingir os ambiciosos objetivos da RAS.

José Campos complementa “Sinto-me profundamente honrado e motivado por trabalhar com a equipe, a diretoria, os membros e os parceiros da RAS em todo o planeta, para maximizar nosso impacto através de esforços colaborativos, baseados em uma visão compartilhada, relevante e inovadora, que nos permita trazer as necessidades humanas e os recursos financeiros necessários para implementar nossa agenda de trabalho que poderia contribuir para metas globais com ações locais.”

Campos é um cidadão da Costa Rica que fala três idiomas: espanhol, inglês e português. Ele também vive e trabalha em vários continentes. Sua nomeação foi aprovada pelo Conselho de Administração da RAS após uma extensa pesquisa. Ele ficará baseado por enquanto em Costa Rica.




Nenhum comentário:

Postar um comentário