sexta-feira, 23 de agosto de 2019

Imaflora e S&A Carbon anunciam parceria para a realização de auditorias em projetos de carbono

Bruno Brazil, do Imaflora, realizando auditoria



O Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) e a organização norte-americana S&A Carbon anunciaram, esta semana, uma nova parceria para fornecer serviços de validação e verificação de projetos de carbono. A novidade aumentará o alcance territorial dos serviços de auditoria das duas organizações, atendendo projetos que operam no mercado voluntário de carbono em todo o mundo.

Atualmente, o Imaflora tem em seu portfólio 41 auditorias de validação e verificação nos padrões VCS (Verified Carbon Standard) e CCB (Clima, Comunidade e Biodiversidade), realizadas em mais de 16 projetos de carbono no Brasil nos últimos 10 anos, sendo um dos organismos de validação e verificação mais experientes da América Latina. A equipe da S&A Carbon tem uma vasta experiência de trabalho no mercado voluntário, incluindo projetos de REDD+ (Emissões Reduzidas por Desmatamento e Degradação Florestal), AR (Afforestation, Reforestation) e IFM (Improved Forest Management), que atendem aos padrões VCS, CCB, CAR (Climate Action Reserve) e GSF (Gold Standard Foundation). Até o momento, suas atividades se concentram no mercado californiano.

"A S&A tem procurado alavancar a experiência da sua equipe para ampliar e diversificar os seus serviços para o mercado voluntário", afirma Kyle Silon, da S&A. "A parceria com um auditor de carbono experiente e respeitado, como o Imaflora, acrescenta uma incrível quantidade de conhecimento à nossa equipe, deixando-nos bem posicionados para atender aos clientes do mercado voluntário", acrescenta.

Segundo o último relatório State of Voluntary Carbon Markets, 63,4 milhões de toneladas de carbono foram transacionadas no âmbito do mercado voluntário em 2016, gerando uma receita equivalente a US$ 191,3 milhões. Deste valor, US$ 67 milhões foram endereçados a projetos de base florestal. Esse recurso vem sendo utilizado para a redução do desmatamento e restauração florestal, com a promoção de benefícios adicionais às comunidades tradicionais e com a conservação da biodiversidade.

O Imaflora é uma organização não governamental, sem fins lucrativos, que atua através da certificação, da validação e verificação de projetos de carbono e do suporte ao desenvolvimento, implementação e monitoramento de projetos e políticas públicas nesse tema. Seu propósito é incentivar e promover mudanças nos setores florestal e agropecuário, visando a conservação, o uso sustentável dos recursos naturais e a geração de benefícios sociais. Sua atuação no mercado de carbono é focada em aumentar a efetividade dos mecanismos criados para a redução das emissões de GEE (gases causadores do efeito estufa) e a remoção de carbono atmosférico. Hoje, o Imaflora trabalha diretamente com 1.258 empresas e produtores do setor florestal, agropecuário e de carbono. Seus projetos de carbono validados e verificados no Brasil abrangem 757,7 mil hectares e somam 17 milhões de toneladas de CO2 (dióxido de carbono) de GEE evitadas ou removidas nos últimos 10 anos.

Sobre a S&A Carbon

A S&A Carbon é líder em verificações de projetos de carbono no mercado da Califórnia, tendo foco em projetos de compensação florestal. Sua equipe é composta por especialistas em mensuração, inventário e manejo florestal, geoprocessamento, análise e modelagem espacial, análise financeira e sistemas de informação. A S&A é credenciada pelo American National Standards Institute (ANSI) para a validação e verificação de projetos AFOLU (ID de Credenciamento 1207), bem como pelo California Air Resources Board (H2-19-067). Mais informações: https://saacarbon.com/


Nenhum comentário:

Postar um comentário