segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

Salvaguardas socioambientais de REDD+

O acordo de Cancun, firmado no final de 2010, destacou a importância de processos multissetoriais para o desenvolvimento de salvaguardas socioambientais para programas de REDD+. Agora, diversos países estão buscando formas para desenvolver salvaguardas socioambientais, visando qualificar-se para receber recursos internacionais para a conservação de suas florestas. Uma iniciativa internacional liderada pelas organizações CCBA e CARE está orientando alguns países neste processo.

O Imaflora faz parte do Comitê Internacional de Normas desta iniciativa e participou, entre os dias 14 e 16 de fevereiro, de um workshop no Equador para troca de experiências entre países envolvidos em processos de desenvolvimento de salvaguardas socioambientais de REDD+. O Imaflora apresentou a iniciativa brasileira e contribuiu com a reunião que contou com participantes do Equador, Brasil (Estado do Acre), México, Nepal e Tanzânia.

O guia DESENVOLVENDO SALVAGUARDAS SOCIOAMBIENTAIS DE REDD+, elaborado por diversas organizações brasileiras, foi apresentado na reunião e está se tornando uma ferramenta importante de orientação para os países que procuram realizar processos participativos e que realmente envolvam os diversos setores afetados, especialmente os povos indígenas e as comunidades tradicionais.

Por Maurício Voivodic

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe