terça-feira, 1 de março de 2011

Cafés certificados na Chapada Diamantina: inovação ambiental e responsabilidade social

Por Rubens Mazzilli Louzada*
A certificação da Rede de Agricultura Sustentável (Rainforest Alliance Certified) na Fazenda Belmonte – Sarpa tem um grande potencial de mudar a situação de produtores da Chapada Diamantina. O fato pode ser verificado nas propriedades de pequenos agricultores que trabalham como funcionários da fazenda e estão adotando modernas técnicas de manejo em suas lavouras de café, como por exemplo, o plantio de café sombreado com cedro australiano.
  
Café conilon sombreado com plantio de cedro australiano (Toona ciliata australis), espécie exótica originária da Austrália.
O proprietário da fazenda Belmonte conseguiu enxergar a Norma da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) como uma ferramenta de gestão que possibilita o desenvolvimento sustentável. Em uma região considerada um dos bolsões de pobreza do país o empresário conseguiu, através da aplicação da Norma,  adequar a fazenda às questões sociais e ambientais e administrar a propriedade à distância.
A evolução da fazenda nos três anos de certificação foi grande e marcante, principalmente na área social, com destaque para a ativação de uma associação local e para o desenvolvimento de atividades que atendessem as necessidades de sua comunidade interna.
A manutenção da certificação também contribuiu para que às questões sociais e às relacionadas ao manejo ambiental e agrícola, bem como o sistema de gestão da propriedade caminhe para um processo de melhoria continua, catalisando mudanças na região da Chapada Diamantina.
* Rubens Mazzilli Louzada é engenheiro agrônomo e auditor externo do Imaflora.

Um comentário:

  1. QUAL E O ESPAÇAMENTO ADEQUADO PARA CULTURA MISTA DE CEDRO E CAFÉ CONILON?

    ResponderExcluir