segunda-feira, 25 de abril de 2011

O setor de plantações florestais e as comunidades locais: desafios e perspectivas

*Ricardo Camargo Cardoso

Ocorreu entre os dias 11 e 13 de abril deste ano, em São José dos Campos, o seminário promovido pelo FSC Internacional e pelo FSC Brasil intitulado Plantações Certificadas FSC e Comunidades Locais: Normas, Atividades, Desafios e Soluções, reunindo cerca de cem representantes de empresas florestais, ONGs, comunidades e movimentos sociais de dezenove diferentes países.
Os três dias do seminário incluíram atividades de apresentação e discussão de iniciativas sociais bem-sucedidas em diferentes países, visitas a atividades operacionais e comunidades locais de uma empresa do setor, exercícios de redação de indicadores para o padrão mundial de certificação e um debate final sobre os rumos e tendências da certificação de plantações florestais.
O objetivo do seminário foi discutir a dimensão social da certificação FSC, em especial o relacionamento entre as empresas florestais e as comunidades locais que residem no entorno de suas áreas. Este é um relacionamento repleto de desafios e a sua harmonização é necessária para a continuidade e crescimento das atividades do setor.
Os resultados dos trabalhos efetuados durante o seminário e as experiências práticas dos processos de certificação de empresas do setor ao longo dos anos apontam para nítidas tendências futuras, compartilhadas pelo Imaflora, a serem atingidas pelo sistema FSC de certificação.

(leia a matéria na integra através do site Sociedade Sustentável)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe