terça-feira, 10 de julho de 2012

O Imaflora integrará o Grupo de Trabalho para o desenvolvimento dos indicadores genéricos internacionais do FSC.

Começa hoje, em Bonn (Alemanha), a primeira reunião do Grupo de Trabalho criado para desenvolver os indicadores genéricos internacionais do FSC. Esses estão relacionados aos novos Princípios e Critérios do sistema, aprovados em fevereiro deste ano. 
O Grupo de Trabalho é composto por seis membros do FSC e é acompanhado por especialistas técnicos, sendo seis representantes de cada região onde o sistema atua e dois profissionais das certificadoras. 
Dentre todas as instituições que conduzem as auditorias do sistema FSC no mundo, o Imaflora foi um dos 2 selecionados. Seu gerente de certificação florestal, Leonardo Sobral, estará levando a realidade e as necessidades do Brasil para as discussões do grupo e trabalhando para desenvolver a certificação florestal FSC.
Assim como o Imaflora, os membros do grupo técnico devem participar das reuniões para apoiar o desenvolvimento dos indicadores genéricos, incorporar as peculiaridades de sua região, propor revisões e aprovar o processo de desenvolvimento dos indicadores.
A revisão dos Princípios e Critérios do FSC começou em Janeiro de 2009 e foi aprovada pelos membros do FSC em Fevereiro de 2012. Foi o processo de consulta mais abrangente da história do FSC. Os próximos passos para tornar os novos padrões da certificação FSC vigentes em todo o mundo incluem a divulgação dos Princípios e Critérios revisados; o desenvolvimento de indicadores internacionais genéricos e a adaptação de Padrões Nacionais de Manejo Florestal.
Todos os empreendimentos certificados do Brasil e as partes interessadas engajadas no processo de certificação FSC são convidados a contribuir com esse processo, seja através da participação nas consultas públicas, que serão lançadas, em breve, pelo FSC ou através do contato com o Leonardo Sobral (leonardo@imaflora.org ou 19 3429-0839). Também é possível acompanhar o processo e obter mais informações no site: http://igi.fsc.org/.

Nenhum comentário:

Postar um comentário