sexta-feira, 3 de maio de 2013

Audiência pública de amanhã, sábado, discute meio ambiente e mobilidade urbana, entre outros temas importantes


Piracicaba, 3 de maio de 2013 – Será amanhã, dia 4, às 14h, a primeira audiência pública para discussão do Plano Plurianual, desde que o Observatório Cidadão de Piracicaba, representando a sociedade civil, sugeriu maior número de  sessões, para possibilitar a ampliação do debate do emprego dos recursos do município para os próximos 4 anos.

A audiência desse sábado foi convocada pela Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento e debaterá propostas relacionadas aos seguintes temas: urbanismo; gestão ambiental; agricultura; turismo; trânsito e transporte; saneamento.

No entender de Renato Morgado, coordenador de projetos do Imaflora, ONG que integra o Observatório,  “a Câmara mostrou sensibilidade ao atender a demanda da sociedade” e reforça a importância do comparecimento às sessões, abertas a todos.
  
Calendário - A próxima sessão será no dia 6 de maio, segunda-feira, também às 14h, convocada pela Comissão de Educação Cultura Ciência e Tecnologia e incluirá as áreas de Educação, Cultura, Ciência e Tecnologia, Esporte e Lazer, Administração.

A última audiência, iniciativa da Comissão de Finanças e Orçamento para discutir o PPA como um todo, está mantida para o dia 8 de maio, às 14h, como previa o calendário inicial.

Histórico - No dia 9 de abril, o Observatório Cidadão de Piracicaba enviou ofício ao presidente da Câmara Municipal e a cada um dos vereadores propondo a realização de três audiências públicas, ao invés de uma única, como previsto para a discussão do Plano Plurianual, argumentando a importância do PPA para o planejamento da cidade e a insuficiência de tempo para a sociedade se manifestar, com qualidade, sobre os diferentes temas em discussão.

Em reunião realizada no dia 17 de abril entre representantes do Observatório Cidadão de Piracicaba e o presidente da Comissão de Meio e Ambiente e Desenvolvimento, vereador Capitão Gomes, este se comprometeu a realizar uma audiência pública para os temas relativos à área de sua comissão. A proposta de audiência foi aprovada pela Câmara na sessão de 18 de abril.

Na segunda-feira, 23 de abril, á convite da Câmara, Roberto Palmieri, gerente de projetos do Imaflora e Marcelino Sacchi, secretário-executivo da OSCIP PIRA21, ambos representando o Observatório, expuseram a proposta em plenário. Nessa sessão, foi aprovada a convocação da audiência feita pelo presidente da Comissão de Educação Cultura Ciência e Tecnologia, vereador Pedro Kawai.

Observatório - O Observatório Cidadão é uma iniciativa conjunta da OAB-8ª Subseção de Piracicaba, Pira21, Florespi, Imaflora, Casvi, Pasca e UNESP e conta com o apoio da Caterpillar e do Fundo de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo.
  
O Imaflora atua no Observatório Cidadão de Piracicaba por meio do programa Piracicaba Sustentável. O Piracicaba Sustentável é direcionado para  fortalecer e capacitar da sociedade, para que possa intervir e influenciar as políticas públicas locais. Essas políticas devem garantir direitos e oportunidades a todos os cidadãos, proporcionar a conservação dos recursos naturais e incluir em seus princípios de governança a participação dos diversos setores da sociedade nos processos de decisão.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe