sexta-feira, 24 de janeiro de 2014

Características, potencial e limitações de diferentes modalidades de Certificação Socioambiental para sistemas agroflorestais



Luis Fernando Guedes Pinto *1

Eduardo Trevisan Gonçalves *2

Daniel Berkembrock *3

Masaaki Yamada *4

Leonardo Sorice *5


A certificação socioambiental é um instrumento de mercado, de caráter voluntário, com a finalidade de promover mudanças em setores produtivos por meio de incentivos econômicos.

Assim, deve fazer parte das políticas e mecanismos que favoreçam ou incentivem a manutenção e a adoção de sistemas produtivos agroflorestais de maneira sistemática no Brasil. Este trabalho visa avaliar o papel, as oportunidades e os desafios da certificação socioambiental para sistemas agroflorestais, por meio de três estudos de caso: do projeto Reca, das Fazendas Reunidas Vale do Juliana e da certificação socioparticipativa de produtores nikkeis no Pará. Observa-se que há vários sistemas de certificação socioambiental aplicáveis para sistemas agroflorestais e com empreendimentos certificados no Brasil, abrangendo esquemas socioparticipativos e de terceira parte. Cada um deles oferece benefícios e limitações para a sua aplicação.

Uma mudança de escala da certificação agroflorestal depende que eles sejam mais aplicáveis para essa realidade, e mais acessíveis para agricultores familiares e comunidades. Também necessitam do apoio de políticas públicas e de parcerias efetivas e de longo prazo entre produtores e empresas das cadeias produtivas que utilizam produtos de origem agroflorestal.

Trabalho síntese do Simpósio sobre certificação do VIII CBSAF (congresso de sistemas agroflorestais, realizado em Belém, em 2011). Publicado em Cadernos de Ciência & Tecnologia, Brasília, v. 30, n. 1/3, p. 11-32, jan./dez. 2013, e pode ser acessado na íntegra através do LINK.


1* Engenheiro-agrônomo, Doutor em Fitotecnia, gerente do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola – Imaflora.

2* Engenheiro-agrônomo, secretário executivo adjunto do Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola  -Imaflora.

3* Produtor rural, membro do Comitê de Certificação do Projeto Reflorestamento Econômico Consorciado Adensado (Projeto Reca).

4* Agrônomo, Doutor em Recursos Florestais e Conservação, professor da Universidade de Tóquio de Agricultura e Tecnologia

5* Engenheiro-agrônomo, Fazendas Reunidas Vale do Juliana



Nenhum comentário:

Postar um comentário