segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Mostre sua voz: Aberta a 2ª Consulta Pública dos Indicadores Genéricos Internacionais (IGIs)



Em 24 de Janeiro de 2014, o FSC® Internacional abriu a segunda consulta pública do documento dos Indicadores Genéricos Internacionais (IGIs). A consulta pública permanecerá aberta até dia 31 de março de 2014.



Todas as informações relacionadas aos IGIs podem ser encontradas em www.igi.fsc.org.

O IGIs vão ser utilizados como o ponto de partida para a nova versão dos padrões nacionais do FSC

( Forest Stewardship Council, em português, Conselho de Manejo Florestal) em todo o mundo. Os indicadores são projetados para avaliarem a conformidade com os Princípios e Critérios do FSC durante as avaliações.

A segunda consulta visa conduzir uma participação representativa das partes interessadas. Para apoiar a participação dos interessados ​​no processo, um grupo de Embaixadores do IGIs se ofereceu para responder perguntas e orientar as participações.

Na primeira consulta pública, foram recebidos as seguintes demandas das partes interessadas: 1) Simplificar os IGIs, 2) Eliminar a redundância , 3) Concentrar-se no desempenho e 4) Endereçar Escala, Intensidade e Risco. O Grupo de Trabalho dos IGIs trabalhou muito para incorporar esse feedback à segunda versão do documento.


No site do IGIs, os interessados ​​podem encontrar as seguintes informações:

  • Metodologia a ser empregada na consulta - informações sobre a estrutura da segunda versão do IGIs e a maneiro de dar feedback.
  • Guia para os IGIs - introdução à segunda versão dos IGIs e a todo o processo.
  • Navegação no documento dos IGIs - uma ferramenta com links para partes da norma, de acordo com interesses específicos.
  • Análise dos comentários recebidos na primeira consulta e das diferenças entre a primeira e a segunda versão do documento - explica como os comentários recebidos durante a primeira consulta foram considerados. Destaca também as principais mudanças entre as versões.
  • Lista dos Embaixadores dos IGIs - documento para download com nomes e informações de contato.
Os IGIs quando finalizados vão moldar o manejo florestal certificado pelo FSC em todo o mundo. Envolva-se e mostre sua voz!


Leonardo Sobral, gerente de certificação florestal do Imaflora, integrante do Grupo de Trabalho dos Indicadores Genéricos Internacionais (IGIs), relata que a segunda versão é resultado de um intenso trabalho em 2013, sendo um marco na história do FSC. Leonardo comenta ainda a importância da participação de todas as partes interessadas nesse processo: “É o momento de participar e influenciar na construção da principal norma de manejo florestal do FSC. Esse momento é único.”

Para baixar o documento dos IGIs e demais materiais de apoio, bem como se informar da forma de contribuir, visite o site dos IGIs: www.igi.fsc.org.





Fonte: FSC 


Nenhum comentário:

Postar um comentário