quinta-feira, 25 de setembro de 2014

IMAFLORA lança a campanha de apoio à iniciativa mundial do FSC® em prol da conservação das florestas




O IMAFLORA – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola lança uma campanha digital para engajar produtores e consumidores dos produtos FSC® (Forest Stewardship Council®, em português, Conselho de Manejo Florestal), na iniciativa mundial que começou no dia 26 de setembro, a “FSC Friday”. O evento, organizado anualmente, chama a atenção para a importância da conservação das florestas e do manejo florestal responsável. (Os detalhes podem ser conferidos nesse link.)

Do dia 26 de setembro a 19 de outubro, empresas e consumidores estão convidados a postarem fotos, vídeos, além de uma frase sobre os produtos que carregam a certificação socioambiental, na fan page “Eu uso produto FSC”, aberta pelo IMAFLORA. Aquele que preferir poderá optar por completar a frase “Eu uso produto FSC e contribuo com...“ Já as empresas devem postar uma peça promocional e a frase sugerida para que seja completada é “Eu produzo produto FSC e contribuo com”. A íntegra do regulamento pode ser consultado aqui.

Com isso, o IMAFLORA pretende contribuir para despertar a consciência da sociedade para a origem daquilo que consome, o impacto provocado por suas escolhas sobre os recursos naturais e a possibilidade de contribuir positivamente para o meio ambiente a partir de suas opções de compra.
"Passados 20 anos da criação do FSC, encontramos muitos produtos certificados em nosso dia a dia: madeira, papel, painéis, embalagens, entre outros. É hora de reconhecermos os hábitos de consumo responsável hoje praticado, que têm contribuído para a conservação das florestas", lembra Leonardo Sobral, gerente de certificação florestal do IMAFLORA.

Uma comissão julgadora, composta por Mário Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Caio Magri, diretor executivo de operações, práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos, Flávia Ferros, coordenadora de comunicação do FSC Brasil e Marco Lentini, coordenador do Programa Amazônia, do WWF irão selecionar os materiais mais criativos e que comuniquem melhor as garantias da certificação, a partir de uma seleção prévia de tudo o que foi recebido e que foi mais curtidos pelo público.

A contribuição – O selo FSC estampado nos produtos ou embalagens dos produtos é o resultado final de um longo processo, no qual foram respeitados requisitos sociais e ambientais e a madeira extraída da floresta foi manejada de maneira a não comprometer o ecossistema.

Entre os Princípios e Critérios ambientais e sociais que devem ser cumpridos pelos empreendimentos certificados, e que são exigidos, e verificados em campo, por meio de auditoria, estão: a prática de manejo que conserve a biodiversidade, os recursos hídricos, o solo, os direitos dos povos indígenas, as boas relações com as comunidades locais, a manutenção e ampliação do bem- estar dos trabalhadores florestais.

A certificação FSC® se aplica a empresas ou pessoas que atuem na extração, produção, industrialização ou comercialização de produtos de origem florestal, seja natural ou plantada. Uma vez auditadas e comprovadas as práticas exigidas pelo FSC, o empreendimento recebe a certificação e pode utilizar o selo, que identifica esse processo, em seus produtos.

A íntegra desses Princípios e Critérios pode ser conhecida aqui.

Para conferir a matéria em inglês, acesse o link.



Nenhum comentário:

Postar um comentário