terça-feira, 28 de outubro de 2014

Saem os selecionados da campanha “Eu uso produto FSC®”



Lançada pelo IMAFLORA em apoio à iniciativa internacional “FSC® Friday”, campanha buscou sensibilizar empresas e consumidores para a importância de conhecer a origem florestal dos produtos.

A campanha digital “Eu uso produto FSC®” lançada pelo IMAFLORA, em apoio à iniciativa internacional do Forest Stewardship Council® (em português, Conselho de Manejo Florestal), contou com grande adesão do público em geral.

As peças mais criativas, que receberam maior número de curtidas do público e que comunicaram melhor as garantias da certificação foram selecionadas pela comissão julgadora, composta por Mário Mantovani, diretor de Políticas Públicas da SOS Mata Atlântica, Caio Magri, diretor executivo de operações, práticas empresariais e políticas públicas do Instituto Ethos, Flávia Ferros, coordenadora de comunicação do FSC Brasil e Marco Lentini, coordenador do Programa Amazônia, do WWF e são as seguintes:

Na categoria Empresas:
1) Jacafer
2) IBA
3)  Pombo

Na categoria Consumidores:
1) Marileuse de Souza
2) Hoberta Layzza
3) William Puerta

“Ficamos muito satisfeitos com o engajamento de empresas e consumidores na campanha. Acreditamos que conseguiu despertar a atenção de muitos consumidores quanto a presença do selo nos diferentes produtos utilizados no cotidiano, permitindo, na maioria das vezes, relacionar o consumo dos produtos certificados com ações de cuidado com o meio ambiente e florestas. Neste contexto, em nome de toda equipe Imaflora agradeço a todos que participaram deste movimento e parabenizo empresas e consumidores que tiveram suas postagens escolhidas pela comissão julgadora”, diz Daniele Rua, Coordenadora Sênior de Certificação de Cadeia de Custódia. 

Campanha – A campanha foi iniciada no dia 26 de setembro e seguiu até o dia 19 de outubro. O IMAFLORA criou a fan page “Eu uso produto FSC®e convidou empresas e consumidores a postarem fotos, vídeos, além de uma frase sobre os produtos que carregam a certificação socioambiental FSC®.

Durante estes 24 dias, a fan page conquistou quase mil curtidas, as postagens alcançaram 45.031 pessoas e a imprensa publicou 15 matérias, tendo repercussão inclusive no Twitter e Instagram. 

A iniciativa fez parte da celebração do FSC Friday, promovida anualmente pela e que chama a atenção para a importância da conservação das florestas e do manejo responsável. Com isso, o IMAFLORA quis contribuir para a reflexão em torno do impacto provocado sobre os recursos naturais a partir das opções cotidianas de compras e a possibilidade de contribuir positivamente para o meio ambiente.

A contribuição – O selo FSC® estampado nos produtos ou embalagens dos produtos é o resultado final de um longo processo, no qual foram respeitados requisitos sociais e ambientais e a madeira extraída da floresta foi manejada de maneira a não comprometer o ecossistema.

Entre os Princípios e Critérios ambientais e sociais que devem ser cumpridos pelos empreendimentos certificados, e que são exigidos, e verificados em campo, por meio de auditoria, estão: a prática de manejo que conserve a biodiversidade, os recursos hídricos, o solo, os direitos dos povos indígenas, as boas relações com as comunidades locais, a manutenção e ampliação do bem-estar dos trabalhadores florestais.

A certificação FSC® se aplica a empresas ou pessoas que atuem na extração, produção, industrialização ou comercialização de produtos de origem florestal, seja natural ou plantada. Uma vez auditadas e comprovadas as práticas exigidas pelo FSC®, o empreendimento recebe a certificação e pode utilizar o selo, que identifica esse processo, em seus produtos.

A íntegra desses Princípios e Critérios pode ser conhecida aqui.


  




























  





















Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe