sexta-feira, 19 de junho de 2015

Diversão e aprendizagem: VIII Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente

No dia 30/05/2015, aconteceu a VIII GIMA - Gincana Intermunicipal pelo Meio Ambiente – promovida pela Labareda Agropecuária, fazenda certificada pela norma de Agricultura Sustentável da RAS. Eu estive lá, convidada pela dona Flávia a ter a honra de ser a jurada representando o Imaflora neste dia tão importante para centenas de crianças.

Sábado! Geralmente um dia de descanso, ainda mais com um friozinho na região da Alta Mogiana. Mas para cada uma das 400 crianças que estavam acordadas às 7h30 da manhã era um dia especial de muita expectativa e energia. Apitos, batuques, grito de guerra, risos, conversas, olhares curiosos e cheios de motivação. Foi assim que cada estudante da 5ª série dos municípios de Cristais Paulistas, Pedregulho, Patrocínio Paulista e São José da Bela Vista chegaram à Fazenda Labareda.

O dia da gincana foi a culminância da apresentação de trabalhos e ações que as escolas dos municípios realizaram ao longo de meses sobre o tema “Luzes da Alta Mogiana” por este ser o Ano Internacional da Luz. Um portfólio foi entregue a cada um dos oito jurados contendo as ações ambientais realizadas para serem avaliadas: cálculo de emissão de gás carbônico emitido elas escolas e plantio de árvores correspondentes; mobilização com os moradores das cidades em relação às questões ambientais; avaliação dos avanços e retrocessos do programa município verde azul e escolha de prefeitos-mirins que irão acompanhar as atividades dos prefeitos ao longo do ano.

Para começar a gincana, cada município cantou seu grito de guerra que foi criado com base no tema proposto. Logo depois se iniciaram as provas com muita diversão e participação dos estudantes. Cada escola apresentou uma dança utilizando materiais recicláveis nas fantasias e as músicas e coreografias se relacionavam com o tema da gincana. Também foi apresentada uma obra de arte que as crianças desenvolveram juntamente com os professores utilizando materiais recicláveis e relacionando a história do Brasil ou da Alta Mogiana com o Ano Internacional da Luz. Houve um momento em que os prefeitos-mirins se reuniram com os prefeitos de seus municípios para propor algumas demandas das escolas quanto às questões ambientais.

Para finalizar este dia foram sorteadas bicicletas, skates e bolas doadas pelos patrocinadores, um dos jurados deu sugestões para as escolas participantes e foi feita a contagem dos pontos, sendo que o município vencedor foi São José da Bela Vista!

Parabéns à todas as crianças que participaram! Parabéns à fazenda Labareda por proporcionar esta experiência inspiradora que com certeza pode mobilizar boas mudanças.









Mariana Luzia Bettinardi, gestora ambiental, auditora do Imaflora e educadora ambiental do Programa Ponte.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe