sexta-feira, 24 de julho de 2015

Alcance ambiental e social leva à execução de projeto para a Raízen




Em parceria com a Fundação Solidariedad, o IMAFLORA contribuiu para o desenvolvimento do programa de sustentabilidade para os fornecedores de cana-de-açúcar da Raízen, que passou a ser executado em 2014. Maior processadora de cana-de-açúcar do Brasil e uma das maiores produtoras de açúcar e álcool do mundo, a Raízen já havia assumido o compromisso de certificar suas áreas próprias plantações, em 24 usinas, pelo sistema Bonsucro.

O programa para os fornecedores, chamado de ELO, nasceu como uma iniciativa complementar a essa meta. Visa apoiar a melhoria contínua dos desempenhos econômico, ambiental e social dos agricultores em 10 anos, por meio de incentivos, de assistência técnica e de um sistema complementar de verificação independente.

Coube ao IMAFLORA e ao Solidariedad trabalharem ao lado da empresa na definição do Padrão de Sustentabilidade, seu funcionamento, possibilidades de incentivos e no sistema de verificação externo.

Para dimensionar o alcance da iniciativa é importante registrar que a Raízen, empresa do setor de energia, nascida da união de parte de negó- cios da Shell e da Cosan, trabalha com mais de 3 mil plantadores de cana, com perfis muito diversos, variando de grandes produtores empresariais a pequenos familiares. Esses fornecedores respondem pelo abastecimento de 50% da matéria-prima da Raízen e pelo plantio de 300 mil hectares em quatro estados.

A contribuição do IMAFLORA nesse projeto se soma ao programa de sustentabilidade AAA para os fornecedores de café Nespresso, com o qual colabora permanentemente e atua como verificador externo.

Para conferir essa e outras matérias do nosso relatório anual 2014, acesse: http://www.imaflora.org/downloads/biblioteca/559d27c30b2a3_relatrio_2015_aprovado.pdf



Nenhum comentário:

Postar um comentário