quarta-feira, 16 de setembro de 2015

Imaflora lança publicações, conversa sobre comércio ético, participação social e verificação de projetos de carbono, no VII Congresso das Unidades de Conservação

O IMAFLORA – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola participará, no período de 21 a 25 de setembro, do VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação, que acontecerá em Curitiba, Paraná. Realizado pela Fundação Boticário, o encontro reunirá representantes de diversos setores envolvidos com tema, entre ONGs, governos, empresas e universidades.

Para os profissionais do IMAFLORA, o Congresso  é uma ótima oportunidade de ampliar o debate em torno das estratégias para o fim do desmatamento na Amazônia que, no entender do Instituto, passam pela valorização das populações locais, pela promoção do uso sustentável das unidades de conservação, pela geração de renda a partir das atividades econômicas tradicionais, além da agroecologia.

Com essa intenção, a equipe técnica do IMAFLORA fará apresentações de alguns temas, a partir de suas experiências em campo, ao longo dos 20 anos de trabalho em áreas protegidas. Segue a programação:

22/09 (Terça-feira):

12h45: “Cadeias de valor da sociobiodiversidade e. seu papel para consolidação das Unidades de Conservação - o caso da comercialização ética da copaíba”
Léo Ferreira, coordenador de projetos em Unidade de Conservação e com populações locais.

13h30: “Cadeias de valor e seu papel para consolidação das Unidades de Conservação - o caso da comercialização ética da borracha” – Helga Yamaki, coordenadora de projetos em Unidades de Conservação.

16h45: “Sistema de Transparência e garantia de origem dos produtos manejados em Áreas Protegidas” - Helga Yamaki, coordenadora de projetos em Unidades de Conservação.

23/09 (Quarta-feira):

12h45: “Avaliação do efeito das intervenções socioambientais em Unidades de Conservação” -Saulo de Souza – doutor e pesquisador em avaliação de impacto e Renato Morgado – coordenador das ações em políticas públicas.

13h30: “A estratégia de intervenção em parceria com o Governo do Estado do Pará e ICMBio nas Unidades de Conservação da Calha Norte Paraense e na Terra do Meio “-Roberto Palmieri – gerente de projetos.

16h45: “Análise dos meios de vida sustentáveis de populações em Unidades de Conservação” - Saulo de Souza – doutor e pesquisador em avaliação de impacto e Renato Morgado – coordenador das ações em políticas públicas.

22/09/15 (Quinta-feira):

12h45: “Gestão e conservação de uma Floresta no Brasil” - David Escaquete – coordenador em certificação florestal.

13h30: “Projetos de Carbono e Serviços Ambientais” - Bruno Brazil– coordenador em certificação florestal.

16h45: ”Certificação em Áreas Protegidas” - David Escaquete e Bruno Brazil– coordenadores em certificação florestal).

O acesso às apresentações é livre. Os estandes do IMAFLORA são os 18 e 19.

Serviço: O VIII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação será no ExpoUnimed, dentro do campus da Universidade Positivo, na Rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5300 - Campo Comprido, em Curitiba.  

Lançamento das publicações

Na oportunidade, O IMAFLORA lançará duas publicações a partir dos aprendizados nas Unidades de Conservação:

O guia “Facilitando parcerias comerciais éticas com populações extrativistas na Amazônia”, elaborado pelas engenheiras florestais Helga Yamaki e Patricia Cota Gomes e pelo engenheiro agrônomo Roberto Palmieri, relata o processo de construção de um novo modelo de negócios entre as comunidades e as indústrias, a partir das experiências na Calha Norte e Terra do Meio, com a Firmenich, compradora de copaíba, a Mercur, de borracha e a Wickbold, de castanha. Clique aqui para download.

E o livro “Florestas de Valor: uso sustentável como estratégia para conservação”, do jornalista Jaime Gesisky que resgata por meio de documentos e relatos os 20 anos de atuação do IMAFLORA em áreas protegidas. Clique aqui para download.

Os lançamentos ocorrerão no dia 23, das 19h às 23h, no Mezza Notte Eventos, na Av. Manoel Ribas, 5667, em Santa Felicidade.

Apresentação da Coalizão Pró Unidades de Conservação

O IMAFLORA participa da Coalizão Pró Unidades de Conservação, iniciativa que reúne ainda WWF, Conservação Internacional, SOS Mata Atlântica, Fundação Boticário e Semeia, que será apresentada no dia 24, às 13h30, na mini- arena.

Sobre o Imaflora 

O Imaflora – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - é uma Organização Não Governamental, sem fins lucrativos, que trabalha para promover a conservação e o uso sustentável dos recursos naturais e para gerar benefícios sociais nos setores florestal e agropecuário. Com atuação nacional e participação em fóruns internacionais, foi fundado em 1995 e tem sede em Piracicaba, interior de São Paulo. Saiba mais em www.imaflora.org.

Informações para a imprensa

Fátima Nunes – MTb 13.100
(11) 3037.7034 / (11)98274. 5553

fatima@imaflora.org



Nenhum comentário:

Postar um comentário