quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Energia limpa, renovável e de graça



O IMAFLORA inaugurou seu sistema de energia solar, como parte da comemoração dos seus 20 anos, agora a Instituição passa a incrementar o pequeno número de edificações brasileiras totalmente autossuficientes na produção de energia.

O sistema foi apresentado à imprensa, membros do Conselho Diretor e convidados, pelo secretário executivo do IMAFLORA, Maurício Voivodic, que mostrou o processo, desde a captação da energia solar pelas placas fotovoltaicas até sua transformação em energia elétrica.

Foram instalados 168 painéis solares, que responderão pela produção de 5.000 quilowatts/hora de energia por mês. Com isso, O IMAFLORA deixa de emitir aproximadamente 6 toneladas por ano de gases que provocam o efeito estufa e levam ao aumento de temperatura na Terra. Equivale ao plantio de 40 árvores ou à retirada de circulação de 6 veículos/ano, que rodam diariamente, ao longo de todo o dia.

‘”O importante é que estamos falando de energia originada de uma fonte limpa, que não polui, e que não se esgota, é renovável. Gostaríamos muito de compartilhar nossa experiência para que essa iniciativa ganhe escala na região e os benefícios alcancem um número maior de pessoas e, mais ainda, as futuras gerações.”, diz Maurício Voivodic.

Mudanças climáticas – O Brasil é o sétimo emissor mundial de gases de efeito estufa, causados principalmente pelo desmatamento e pelas atividades agropecuárias. O IMAFLORA atua nas duas frentes. Realiza estudos técnicos no âmbito do Observatório do Clima sobre as emissões brasileiras na agropecuária. Calculou as emissões de 43 anos, em todos os estados brasileiros e  foi responsável pelo análise das emissões na agropecuária e indicações de práticas para sua redução, no documento encaminhado ao governo brasileiro pela sociedade civil.

As políticas para o fim do desmatamento permeiam todas as ações do IMAFLORA, como a certificação do manejo florestal, construção de salvaguardas para políticas estaduais de redução de emissões provenientes de desmatamento e degradação da floresta e validação e verificação de projetos de carbono. 

Confira nosso vídeo da instalação dos painéis solares e nosso vídeo de comemoração 20 anos




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe