quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Imaflora passará a oferecer serviços de implementação do Código de Conduta 4C

Em 2011, a Associação 4C, plataforma global multi-stakeholder para a sustentabilidade do café, e o Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - Imaflora, organização brasileira sem fins lucrativos, estabeleceram uma parceria inovadora para reunir esforços e ampliar sua colaboração no Brasil. Desde então, o escritório regional da 4C no Brasil aumentou sua capacidade de atendimento e comunicação com os Membros 4C e a equipe de assistência técnica do Imaflora foi capacitada para interpretação e implementação do Código de Conduta 4C. As duas organizações agora irão aproveitar essa sinergia para ampliar os seus impactos positivos na cadeia do café no Brasil.

A partir de 2016, o Imaflora passará a oferecer o serviço de implementação do Código de Conduta 4C. O Instituto fornecerá apoio aos grupos interessados na formação de novas Unidades 4C e também às Unidades 4C já estabelecidas que necessitem de suporte para manutenção de suas licenças. Também irá trabalhar na capacitação de outras empresas que queiram atuar como implementadores e consultores do Código de Conduta 4C.

O objetivo deste serviço é ampliar o uso de práticas de produção mais sustentáveis e o acesso ao mercado, gerando assim mudanças positivas na cadeia do café. As Unidades 4C que já possuem uma Licença 4C também serão beneficiadas através de maior suporte para melhoria contínua de suas práticas.

Como o objetivo da Associação 4C é que as Unidades 4C sigam um caminho de melhoria contínua além de seu padrão básico, o Imaflora não fará a verificação de Unidades 4C, mantendo sua posição de membro da Rede de Agricultura Sustentável e acreditado para certificação de café Rainforest Alliance CertifiedTM.

“É com muita alegria que informamos que nosso parceiro Imaflora agora está habilitado para oferecer serviços de implementação para as novas Unidades 4C no Brasil e também para as existentes”, disse Melanie Rutten-Sülz, Diretora Executiva da Associação 4C. “A riqueza de conhecimentos e experiência técnica do Imaflora irá contribuir muito para as Unidades 4C em seu caminho para a sustentabilidade.”

Com base nesta parceria de sucesso no Brasil, a Associação 4C agora está trabalhando para ampliar sua rede de implementadores profissionais em outras regiões.

Para maiores informações sobre as atividades da 4C no Brasil, por favor entre em contato com Nathália Monéa, Gerente 4C no Brasil, através do e-mail: nathalia.monea@4c-coffeeassociation.org.

Para maiores informações sobre o Imaflora e suas ações de assistência técnica na cadeia do café, por favor entre em contato com Eduardo Trevisan: eduardo@imaflora.org ou Oseias Costa: oseias@imaflora.org.



Nenhum comentário:

Postar um comentário