segunda-feira, 23 de novembro de 2015

Imaflora representará sociedade em grupo federal sobre transparência e participação

O Imaflora será uma das 5 organizações que representarão a sociedade civil no Grupo de Trabalho Federal que contribuirá com a elaboração do Plano de Ação Nacional da Parceria para Governo Aberto.

A Parceria para Governo Aberto ou OGP (do inglês Open Government Partnership www.opengovpartnership.org), lançada em 2011, é uma iniciativa internacional, com a participação de 69 países, que pretende difundir e incentivar práticas governamentais relacionadas à transparência dos governos, ao acesso à informação e à participação social nas decisões públicas.

As ações relativas à Parceria para Governo Aberto são operacionalizadas por meio de um documento chamado Plano de Ação. Cada país participante da OGP deve elaborar Planos, com duração de dois anos, especificando quais são os seus compromissos em relação aos desafios propostos no âmbito da iniciativa (acesse os planos anteriores aqui).

O Imaflora entende que a transparência, o acesso à informação, a participação e o controle social das políticas públicas e da gestão dos recursos naturais são fundamentais para a construção de uma sociedade mais justa, sustentável e democrática. Em função disso, atua em diversas escalas com temas relacionados a governos abertos.

A instituição participará do Grupo de Trabalho, contribuindo especialmente em questões socioambientais e na relação entre o acordo e a agenda de governo aberto nas cidades. Estas são duas dimensões fundamentais, que trarão mais pluralidade para as ações definidas pelo Brasil no âmbito da OGP, mas que ainda estão pouco presentes.

O GT é composto pelas seguintes instituições:

Entidades da Sociedade Civil:
Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola - Imaflora

Observatório Social de Brasília - Observatório Social do Brasil

Instituto de Estudos Socioeconômicos – Inesc

Rede pela Transparência e Participação Social - Retps

Open Knowledge Foundation Brasil

Entidade do Segmento Acadêmico:

Colaboratório de Desenvolvimento e Participação- COLAB/USP

Entidade Representativa dos Trabalhadores:

União Geral dos Trabalhadores - UGT



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe