terça-feira, 19 de julho de 2016

Observatório Cidadão de Piracicaba aparece em mapeamento de iniciativas que estão dando cara nova à política na América Latina

O Observatório Cidadão de Piracicaba foi selecionado pela Update - Laboratório de Inovação Política na América Latina, como um dos projetos de participação popular da sociedade civil que está “mudando a política”.

A Update é uma plataforma de dados, que reúne o mapeamento de 700 iniciativas de estímulo à participação política, de 20 países latino-americanos. As iniciativas em questão buscam promover transparência, participação cidadã, cultura política, controle social, comunicação independente e governo 2.0. O Brasil é um dos países com o maior número de atividades catalogadas, seguido do México, Argentina e Chile.

Renato Morgado,  coordenador de políticas públicas  do IMAFLORA, que integra o Observatório Cidadão de Piracicaba diz que o levantamento mostra que há uma parcela da sociedade, nesses países, que não se acomodou diante do desgaste das formas tradicionais de fazer política e que vem buscando alternativas inovadoras para a inserção das demandas da sociedade como prioridade na agenda dos poderes públicos. “O Observatório Cidadão é uma iniciativa que busca promover maior transparência da Prefeitura e da Câmara e a participação da população nas decisões sobre os rumos da cidade. Estar em um mapeamento internacional, com importantes iniciativas da América Latina, nos deixa muito felizes, pois mostra que estamos trilhando um caminho promissor”, diz ele.

A íntegra do levantamento pode ser acessada em http://updatepolitics.cc/ e a referência sobre o Observatório Cidadão de Piracicaba pode ser conhecida aqui.

Sobre o Observatório Cidadão de Piracicaba
 O Observatório Cidadão é uma iniciativa conjunta da OAB-8ª Subseção de Piracicaba, Pira21, Florespi, Imaflora, Casvi, Pasca e UNESP e conta com o apoio da Caterpillar, do Fundo de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo e da Pró-Reitoria de Extensão Universitária da UNESP. O Observatório tem como objetivo instrumentalizar a sociedade para melhor compreensão e participação nos processos decisórios locais e contribuir com o monitoramento, avaliação e aprimoramento das políticas públicas do município. Saiba mais em: www.observatoriopiracicaba.org.br.






      

Nenhum comentário:

Postar um comentário