terça-feira, 9 de agosto de 2016

Origens Brasil® é apresentado em fórum sobre negócios de impacto, em São Paulo



Empreendedores sociais, investidores-anjo, instituições que tem apresentado soluções inovadoras para os problemas sociais e ambientais, incubadoras e algumas ONGs, presentes ao Fórum de Finanças Sociais e Negócios de Impacto – Investir para Transformar, promovido pelo  Instituto de Cidadania Empresarial e  Vox Capital lotaram o auditório que debateu “ Negócios de impacto e cadeias de valor de grandes empresas”. 

O tema foi abordado por Felipe Bannitz (ISES), Luiz Gustavo Ortega (Brasken Labs) e por Patrícia Cota Gomes, coordenadora de Projetos e Mercados Florestais, do IMAFLORA que apresentou a iniciativa Origens Brasil® e chamou a atenção para a invisibilidade do trabalho das populações tradicionais na Amazônia tanto no produto final, quanto no papel desempenhado para evitar o desmatamento. “Costumamos dizer que no Brasil falamos português, mas só no território do Xingu temos 26 idiomas diferentes”, lembra Patrícia, que explica ainda que outro aspecto da inciativa é promover  relações comerciais mais éticas, entre as empresas e as populações tradicionais.

Alguns aspectos abordados como o desafio da promoção do diálogo entre empresas e os povos da floresta, o uso da plataforma tecnológica e o modelo de negócios da Inciativa foram alguns aspectos que geraram boas oportunidades de troca de ideias e experiências.

A Patrícia e o Luiz Antonio Brasi, coordenador de certificação agrícola, participaram de outro momento do Fórum, facilitando a conversa sobre o tema Cadeia de Valor. Brasi considerou a discussão “quente” e propositiva:” Tivemos um grande número de participantes compartilhando experiências e soluções para as cadeias de valor do extrativismo, da agropecuária e da floresta, além de pontuarem os desafios na relação entre empresas e demais atores da cadeia, na busca da geração de valor compartilhado”.


   

Nenhum comentário:

Postar um comentário