segunda-feira, 8 de agosto de 2016

Avaliação do Observatório Cidadão de Piracicaba mostra avanço da transparência da Câmara



O novo boletim do Observatório Cidadão de Piracicaba, que avaliou os indicadores de transparência da Câmara dos Vereadores aponta avanços importantes nas informações prestadas ao cidadão.

Houve melhora nos indicadores do portal da Câmara dos Vereadores. O Serviço de Informação ao Cidadão, pela segunda vez, cumpriu a totalidade dos quesitos analisados, atendeu a 100% dos indicadores.

O desempenho da Câmara foi analisado em dois cenários: o primeiro, mantendo os indicadores dos anos anteriores e, nesse caso, o portal da câmara atendeu a 85% dos quesitos. No entanto, esse ano, o Observatório acrescentou cinco novos indicadores de avaliação (divulgação da agenda dos vereadores e diretores da Câmara, dos serviços e funcionários terceirizados, de competência, existência de ferramenta de pesquisa no Portal da Transparência e no Diário Oficial) e, dessa perspectiva, há queda de três pontos percentuais em relação a avaliação anterior.

O avanço é significativo especialmente se considerada a série histórica (2012) das análises, mas ainda há importantes desafios a serem enfrentados, na opinião do Observatório: “é importante ir adiante nesse caminho porque há campos ainda deficitários em informações importantes, como as informações de despesas em tempo real, a lista do patrimônio da Câmara de Vereadores e a divulgação da agenda dos vereadores e diretores da Câmara” aponta a administradora pública Beatriz Biscalchim, voluntária do Observatório Cidadão de  Piracicaba, que contribuiu na produção das informações desse boletim.

Para contribuir nesse sentido, o boletim traz recomendações para o aprimoramento da qualidade das informações para o cidadão. A íntegra pode ser conhecida aqui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe