quarta-feira, 19 de outubro de 2016

Movimento Mais Florestas PRA São Paulo fará debate sobre como está a implementação do Código Florestal

Evento com entrada gratuita mostrará como está a regularização da lei no estado e quais são as soluções para problemas relacionados



Quinta-feira, dia 20, as instituições que fazem parte do movimento Mais Florestas PRA São Paulo estarão reunidas para debater os detalhes sobre a implementação do Código Florestal no estado. O evento tem entrada gratuita e terá mesa-redonda com representantes da área ambiental, jurídica e acadêmica. O objetivo é mostrar para a sociedade como está a lei que regulamenta a questão ambiental em São Paulo, quais são os problemas relacionados, as possíveis soluções e como a sociedade pode se envolver. Afinal, a regularização impactará diretamente na qualidade de vida tanto dos moradores das áreas rurais quanto das urbanas.

Atualmente, há uma Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) que suspende essa lei que regulariza o Código Florestal no estado de São Paulo, a Lei Estadual 15.684/15. No evento, os participantes do debate apontarão quais pontos da lei são questionados, o porquê disso e como essa ação pode afetar diretamente os recursos naturais, como evitando mais crises hídricas. Esse recurso está acontecendo no âmbito governamental e dentro do Ministério Público (MP), mas afetará o cotidiano de todos.

Durante o evento, será apresentado um documentário inédito de quatro minutos sobre a regularização da Lei Florestal em São Paulo. Também haverá um café de boas-vindas e distribuição de materiais. A inscrição pode ser feita aqui. O evento acontecerá entre 9h30 e 12h e a programação será divulgada em breve.

Serviço

Debate sobre o Código Florestal em São Paulo

Dia: 20 de outubro, quinta-feira

Horário: 9h30 até 12h

Local: R. Fidalga, 521 - Vila Madalena, São Paulo, Sala Crisantempo

Apoio: Sala Crisantempo

Quem somos

O Mais Florestas PRA São Paulo é um movimento de instituições, pessoas e coletivos que reconhecem a importância das florestas para a qualidade de vida dos paulistas e trabalha para que políticas públicas, como o Programa de Regularização Ambiental do Estado (PRA), viabilizem um real aumento de cobertura florestal.
O movimento teve início em janeiro de 2016 quando um grupo de instituições e pessoas, insatisfeitas como os resultados e processo de construção do PRA, articulou para reivindicar por maior transparência e objetividade nas normas de sua implementação.

O Mais Florestas PRA São Paulo atua, também, em conjunto com o Observatório do Código Florestal buscando tratar de forma mais específica as questões no âmbito do Estado de São Paulo.

Quem faz parte

Organizações

Apoena, Associação Ambientalista Copaíba, Associação Cunhambebe, Imaflora, Iniciativa Verde, IPÊ, Instituto Socioambiental (ISA), Pacto pela Restauração da Mata Atlântica, Rede de ONGs da Mata Atlântica, SOS Cuesta de Botucatu, SOS Mata Atlântica, SPVS, TNC, WRI.

Pesquisadores 

Jean Paul Metzger (USP), Ricardo Ribeiro Rodrigues (USP).

Campanha

Esta campanha conta com a divulgação de cinco animações e três documentários relacionados ao tema. Todos serão disponibilizados nas redes sociais Facebook e YouTube para explicar o Programa de Regularização Ambiental (PRA). Esses vídeos podem e devem ser compartilhados. Eles são lançados uma por vez toda quarta-feira, semanalmente, nas páginas oficiais do movimento. Os temas abordados nas animações foram: Floresta e água; APPs urbanas; Cerrado; exportação de florestas e anistia aos desmatadores; instrumentos Econômicos e PRA. A campanha deve durar até o início de novembro, mas todos os envolvidos continuarão disponíveis para entrevistas e repercussão do tema.

Veja os vídeos

https://www.facebook.com/maisflorestasprasaopaulo/

https://www.youtube.com/channel/UCVlNq74sSRQaS1_7PBc-oeg

Hashtag: #MaisFlorestaPRASaoPaulo

Contato para a imprensa: (11) 3647-9293



Nenhum comentário:

Postar um comentário