COMO O IMAFLORA PROMOVE A SUSTENTABILIDADE DO CAFÉ DA
NESPRESSO
Qualidade e sustentabilidade são palavras-chave para a
Nespresso, marca pioneira no segmento de café gourmet porcionado. A qualidade
está no rigoroso critério de seleção dos melhores grãos de cafés que compõem o
cardápio de sabores à disposição do consumidor. A sustentabilidade é feita com
uma grande transformação nos processos de produção de fornecedores. As 2.500
fazendas de café que abastecem a empresa no Brasil – localizadas nas regiões do
Cerrado, Sul de Minas Gerais, Alta Mogiana (SP) e no Espírito Santo – precisam
adequar-se constantemente às exigências socioambientais da Nespresso em suas
cadeias de produção. Para alcançar esses padrões de excelência, a empresa conta
com a assessoria técnica do Imaflora - Instituto de Manejo e Certificação
Florestal e Agrícola.
Na prática, o que o Imaflora faz é acrescentar uma
terceira palavra-chave: rastreabilidade. Ela é alcançada por meio do
treinamento adequado dos profissionais envolvidos. “Nosso trabalho é
basicamente fazer uma análise minuciosa de riscos socioambientais de todos os
elos da cadeia de suprimentos no campo. Com esse mapeamento é possível traçar
planos de ação de normas de sustentabilidade que melhorem a performance
socioambiental dos produtos”, explica Eduardo Trevisan, Gerente de Projetos do Imaflora.
Com o plano de ação em mãos, a equipe do Imaflora faz o treinamento dos
técnicos agrônomos que acompanham e orientam os processos produtivos nas
fazendas. “Em visitas frequentes às propriedades rurais, esses técnicos são os
agentes de rastreamento de cada etapa, da pré à pós colheita”, diz Trevisan.
A Nespresso decidiu rastrear a produção do café que
adquire das fazendas brasileiras no final de 2004, quando foi introduzido no
país o programa Nespresso AAA Sustainable Quality™. Ele envolve o pagamento de
prêmios aos fazendeiros de 30% a 40% acima do preço padrão do mercado pela mais
alta qualidade e pelas práticas de produção mais sustentáveis. O Imaflora
participou das verificações desde o início, com o desenvolvimento de uma
ferramenta única para a iniciativa. A equipe do instituto precisou adaptar para
as condições brasileiras as normas de qualidade e sustentabilidade seguidas em
fazendas fornecedoras da América Central onde a Nespresso já havia implantado o
conceito um ano antes, seguindo orientações da Rainforest Alliance.
Assim, foram criados indicadores brasileiros de qualidade
na produção do café. “Foi preciso melhorar os processos de lavagem, retirada da
casca e secagem dos grãos para chegar à umidade ideal, de acordo com as
circunstâncias do nosso clima. Depois, manter o controle de segurança alimentar
evitando riscos de contaminantes. Afastar o trabalho escravo e infantil,
eliminar o uso de pesticidas proibidos e respeitar o meio ambiente determinaram
as medidas de sustentabilidade”, resume o Gerente de Café Verde da Nespresso,
Guilherme Amado.
Todo o trabalho na cadeia de valor do café verde é
realizado com muita tecnologia e exigiu treinamento profundo de todos os
envolvidos para essa mudança de paradigma. Tablets são utilizados em campo para
coletar informações e abastecer uma base de dados eletrônica com os resultados
e a avaliação de toda a cadeia de produção.
No início, a Nespresso contava com apenas trinta
fornecedores no Brasil, em fazendas concentradas na região do Cerrado. Guilherme
reconhece que naqueles primeiros anos não foi fácil fazer os produtores
brasileiros se adaptarem às novas diretrizes. “Foi preciso um grandioso
processo de convencimento. Mais complicado era encontrar fazendeiros dispostos
a trabalhar dessa maneira com a gente”, admite. Hoje, os produtores de café
entenderam as vantagens de conduzir seus processos de acordo com os indicadores
do programa Nespresso AAA Sustainable Quality™. “Agora são tantos interessados
em estabelecer parcerias que precisamos fazer uma espécie de peneira para
selecionar nossos fornecedores”, conta o Gerente de Café Verde da marca suíça.
Com a colaboração do Imaflora na manutenção da qualidade,
sustentabilidade e rastreabilidade, o Brasil é atualmente o maior fornecedor de
café da Nespresso em todo o mundo. Afinal, o país é o maior produtor mundial e
o segundo maior consumidor, atrás apenas dos Estados Unidos. “Com nossa
experiência queremos incentivar as empresas a atingir suas metas de boas
práticas e divulgar a origem e a performance socioambiental de seus produtos”,
conclui o Gerente de Projetos do Imaflora, Eduardo Trevisan.
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