sexta-feira, 30 de junho de 2017

Comunitários de RO contam experiência de geração de renda em evento no IMAFLORA


E levam carne de jacaré para evento gastronômico em Campinas

No próximo dia 13 de julho, quinta feira, às 15horas, o Imaflora receberá os moradores da Reserva Extrativista do Lago do Cuniã, Unidade de Conservação localizada em Rondônia e o pesquisador Marcos Eduardo Coutinho, do Centro Nacional em Pesquisas e Conservação de Repteis e Anfíbios do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em sua sede, para o debate que antecede a participação no evento no Encontro de Vinhos, em Campinas.

Na ocasião, os comunitários e o pesquisador do ICMbio contarão como a comunidade resolveu os conflitos entre as populações tradicionais da reserva extrativista ocasionados pelo crescimento populacional dos jacarés e transformou o que era um problema em uma oportunidade de negócios para a Reserva.

O IMAFLORA apoia a iniciativa que promove o uso sustentável da biodiversidade na Amazônia, por reconhecer a base sustentável dessa atividade extrativista, que propicia a redução de impactos ao meio ambiente, a geração de renda à população local e a conservação da espécie e do território.

A imprensa está convidada e a inscrição pode ser feita aqui.

O IMAFLORA fica na estrada Chico Mendes, 185, Piracicaba.

O problema e a solução

A Reserva Extrativista do Lago Cuniã possui 18 mil hectares de áreas alagadas protegidas. Essa condição acabou proporcionando o crescimento da população de jacarés, o que gerou conflitos com algumas atividades exercidas pelas comunidades que vivem lá. Em 2004, um acidente fatal com uma criança levou os moradores da comunidade e o ICMBio a buscarem uma solução para o problema.

A resposta veio no manejo do jacaré como estratégia de conservação e geração de renda a partir da comercialização da carne. Em 2011, a instalação de um frigorífico municipal na Reserva Extrativista permitiu o início da comercialização da carne de jacaré e, no ano passado, vendeu 3,5 toneladas de proteína orgânica do animal, na cidade de Porto Velho.

Encontro de Vinhos

Os integrantes da Cooperativa de Cuniã participarão do Encontro de Vinhos, em Campinas, apresentando as possibilidades da carne de jacaré, que poderá ser degustada e harmonizada com vinhos.

O evento ocorrerá no dia 15 de julho, das 12h às 19h, no espaço Show Cooking, na Praça Carlos Gomes, Campinas, no qual será oferecido o prato Jacaré Selvagem Tradicional, feito pelos comunitários e haverá também uma segunda forma de preparo por um chef convidado. No dia 16 de julho, essa mesma programação ocorrerá no espaço Chefs na Praça (Praça Carlos Gomes, Campinas).



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe