quinta-feira, 27 de julho de 2017

Programa Florestas de Valor: lançamento da segunda fase em São Félix do Xingu

Por Celma Gomes de Oliveira, Analista de Projetos do Imaflora em SFX.

 

Foi realizado no dia 29 de junho de 2017, na sede da Cooperativa Alternativa Mista dos Pequenos Produtores do Alto Xingu (CAMPPAX), em São Félix do Xingu (PA), o lançamento da segunda fase do Programa Florestas de Valor. 

Além da CAMPPAX e da Casa Familiar Rural de São Félix do Xingu (CFR), que são parceiros diretos do Programa, estiveram presentes cerca de 40 pessoas, entre representantes da The Nature Conservance (TNC), da Associação para o Desenvolvimento da Agricultura Familiar do Alto Xingu (Adafax), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Estado do Pará (Emater), da Secretaria Municipal de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Semagri), da Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Saneamento (Semmas), da Câmara Municipal de Vereadores de São Félix do Xingu, da Associação Floresta Protegida (AFP), da Associação de Mulheres Produtoras de Polpas de Frutas (AMPPF) e um pesquisador da ESALQ/ USP. 

Na ocasião o gerente do Florestas de Valor, o Eduardo Trevisan Gonçalves, que apresentou o Imaflora e contextualizou o programa. Na sequência, Marcos Froes Nachtergaele, coordenador de projetos do Imaflora, apresentou as atividades a serem realizadas em São Félix do Xingu, destacando as ações de fortalecimento da CAMPPAX, da CFR e das cadeias de valor do cacau, castanha do Brasil e jaborandi, bem como da agricultura familiar.

O momento de maior destaque ocorreu durante a entrega do Certificado de Conformidade do IBD Certificações aos produtores de cacau orgânico (30 produtores); beneficiários do Programa e à CAMPPAX. Representando os agricultores de cacau orgânico, Deniston Dutra agradeceu a parceria do Imaflora e enfatizou a importância da certificação no alcance da melhoria da qualidade das amêndoas, o que, segundo ele, gera renda e abre oportunidades para que o agricultor familiar participe de novos mercados.

Sobre o Programa Florestas de Valor

Florestas de Valor é uma iniciativa do IMAFLORA – Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola® e parceiros desenvolvida em três regiões: na Calha Norte do rio Amazonas, na Terra do Meio e no município de São Félix do Xingu, no Pará. O Programa Florestas de Valor promove a conservação na Amazônia ao fortalecer as cadeias de produtos florestais não madeireiros e disseminar a agroecologia. Com o incentivo ao mercado ético e boas práticas no manejo florestal e agrícola, trabalha para gerar renda para comunidades extrativistas e agricultores familiares. Fortalecidas economicamente, essas comunidades ajudam a manter de pé a maior floresta tropical do mundo. Ao conectar economicamente os produtores e o mercado ético, o projeto ajuda a criar novas formas de desenvolvimento sustentável para a Amazônia. 

Para alcançar seus objetivos, o Programa Florestas de Valor é desenvolvido em parceria com diversas instituições que atuam na região e parte de suas ações recebe o apoio financeiro do Fundo Amazônia (BNDES), Moore e USAID.


Nenhum comentário:

Postar um comentário