quarta-feira, 2 de agosto de 2017

Imaflora lança curso de Governo Aberto para lideranças em Clima, Floresta e Agricultura

Estão abertas as inscrições para o primeiro Curso de Governo Aberto para lideranças em Clima, Floresta e Agricultura promovido pelo Imaflora, com o apoio da CLUA (Climate and Land Use Alliance) e parceria das instituições Artigo 19, Escola de Dados, Open Knowledge Brasil, Agenda Pública, Observatório do Clima, Observatório do Código Florestal, ICV (Instituto Centro de Vida), Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU) e Fellowship OEA de Governo Aberto nas Américas.

Destinado a profissionais que atuam com políticas públicas florestais, agrícolas e climáticas, o curso visa difundir o conceito, os princípios e as práticas de Governo Aberto, aproximar organizações que atuam com o tema e mobilizar os participantes para que utilizem os instrumentos de participação, transparência e prestação de contas em suas organizações.

O curso é gratuito e está organizado em 3 etapas, sendo a primeira a distância, que acontece no mês de setembro, a segunda presencial que será realizada na sede do Imaflora nos dias 4, 5 e 6 de outubro e a terceira voltada a elaboração de projetos que serão apresentados em dezembro deste ano, na conclusão do curso.

Para Renato Morgado, coordenador de políticas públicas do Imaflora, “a existência e o bom funcionamento de instrumentos de participação, de transparência e de prestação de contas, ou seja, de governo aberto, são condições necessárias para a elaboração e a implementação de políticas públicas capazes de conciliar conservação ambiental, desenvolvimento econômico e garantia de direitos. Morgado sustenta que tais elementos permitem a construção de soluções com mais legitimidade, pactuação e confiança entre os diferentes setores e efetividade”.

O Curso voltado a membros de organizações da sociedade civil, órgãos públicos e setor privado que atuam com Clima, Floresta e Agricultura é uma iniciativa pioneira no Brasil. Por meio de uma abordagem inovadora irá articular conhecimentos teóricos e práticos nos temas Transparência, Acesso à informação e dados abertos, Participação social, Governo aberto e Accountability.

As vagas são limitadas e os interessados podem ter mais informações sobre o curso e se inscrever no processo seletivo no período de 1 a 20 de agosto de 2017, aqui. Para ampliar a participação dos interessados, o Imaflora vai avaliar eventuais subsídios aos candidatos que necessitem.



Nenhum comentário:

Postar um comentário