quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Imaflora leva o açaí para evento de alimentação do SESC Piracicaba

“Experimenta Açaí – comida, saúde, cultura”. De 24 a 31 de outubro esse será o tema de diversas atividades que serão desenvolvidas pelo Imaflora, a convite do SESC, que em outubro comemora o mês da alimentação.

O açaí, já bastante conhecido do brasileiro, é o primeiro colocado na relação dos alimentos extraídos da floresta, seguido pela castanha do Brasil e pelo babaçu. Mas sua importância não está restrita ao enorme poder nutricional do fruto, o açaí está fortemente ligado ao modo de vida das populações tradicionais da Amazônia.

Bem manejado, com garantia de origem, rastreabilidade e Certificado FSC® - Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal), como o das comunidades tradicionais do Amapá, representada pela Associação das Comunidades Tradicionais do Bailique, tem importante papel na segurança alimentar da região, na conservação da floresta e na geração de renda que vai propiciar autonomia aos extrativistas.

Para tratar de todos esses aspectos, o Imaflora levará ao SESC uma roda de conversa com representantes da Amazônia e de nutricionistas, um workshop no qual será ensinado um prato com o fruto e durante toda a semana, na comedoria, haverá um cardápio diferente com açaí.

Confira a programação:

O cardápio que será apresentado durante a semana, na comedoria, às 18h:

Data
Cardápio
24/10/2017
Peixe com molho de açaí, purê de mandioca e granola salgada
25/10/2017
Carne de Sol com molho de açaí e farinha de tapioca
26/10/2017
Risoto de açaí, peixe com crosta de Baru e legumes
27/10/2017
Lombo com molho de açaí e salada de folhas
31/10/2017
Camarão com açaí
Todos os dias
Mix de raíz (inhame e mandioca) com catchup de açaí
Suco de açaí com melão e hortelã

Dia 26/10/17, 19h – Workshop “Sabores e saberes do açaí”.

A chef de cozinha do SESC, Bárbara Andrade, vai falar sobre as possibilidades de consumo do açaí e ensinar o preparo de um prato, na hora. Ao mesmo tempo, um profissional do Imaflora contará para o público sobre a importância do Açaí na vida dos povos da Amazônia. Haverá degustação.

Dia 31/10/17, às 19h - serão realizadas duas rodas de conversa.

Haverá degustação da fruta in natura.

FSC® - N001877












Nenhum comentário:

Postar um comentário