quinta-feira, 5 de abril de 2018

Imaflora lançará nova estratégia para a certificação de pequenos produtores

Evento de lançamento acontecerá na próxima quinta (12), às 15h, em Santa Rita do Passa Quatro

Será lançada, na próxima quinta-feira (12), às 15h, a nova estratégia do Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola) para a certificação FSC® - Forest Stewardship Council® (Conselho de Manejo Florestal) de pequenos produtores. O lançamento acontecerá durante a Expoforest, em Santa Rita do Passa Quatro, no interior paulista.

De acordo com a coordenadora de certificação florestal do Imaflora, Ellen Keyti Cavalheri, a certificação socioambiental é um instrumento utilizado pelo setor de base florestal, por players do mercado e pequenos produtores da cadeia de celulose e de papel, e a nova estratégia tem como principal objetivo ampliar o seu raio de cobertura no Brasil.

“O Imaflora tem trabalhado para encontrar oportunidades e reduzir custos para o pequeno produtor. Agora, chegou o momento de utilizarmos nosso conhecimento com estratégias robustas e funcionais na busca de soluções para o nosso público”, afirma.

Atualmente, há 333 produtores certificados pelo Imaflora na categoria slimf, voltada ao manejo florestal de pequena escala, e quase 500 produtores em grupos de certificação, considerando, também, a categoria slimf. No total, mais de 200 mil hectares destinados a pequenos produtores contam com ações do Imaflora.

Programação - A programação do Imaflora para a Expoforest 2018 ainda contará com os seguintes temas: dia 11 – projetos e ações de impacto social do Imaflora, às 15h; dia 12- minicurso: certificação de plantios florestais, às 10h30; e dia 13 – minicurso: certificação de cadeia de custódia, às 10h30.  As inscrições para os minicursos poderão ser feitas antes do evento, no estande do Imaflora (número 97).

Imaflora - O Imaflora, uma entidade civil sem fins lucrativos, é responsável pela certificação e validação das normas de auditoria FSC®, que reconhece as práticas de responsabilidade socioambiental no setor de base florestal. Com mais de 3 milhões de hectares certificados, é o maior certificador de plantações florestais no Brasil, com cerca de 65% de participação no mercado e 47 empreendimentos certificados.

FSC – O FSC® é um padrão reconhecido mundialmente por sua governança multissetorial, abrangência e pela geração de benefícios socioambientais nas atividades de manejo florestal ou às indústrias que processam ou comercializam produtos de origem florestal. É um sistema criado e mantido por um fórum de representantes dos setores ambiental, econômico e social. Está presente em mais de 80 países.

SERVIÇO
Considerada a maior feira florestal das Américas, a Expoforest acontece a cada dois anos e, em 2018, será realizada em Santa Rita do Passo Quatro, interior paulista, na região de Ribeirão Preto, entre os dias 11 a 13 de abril, das 9 às 17h. Para mais informações, acesse: www.expoforest.com.br

FSC® - N001877


Nenhum comentário:

Postar um comentário