sexta-feira, 21 de setembro de 2018

Ibama abre dados sobre transporte de madeira nativa.

O IBAMA (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente) abriu as informações  referentes ao Documento de Origem Florestal (DOF), o registro eletrônico do transporte de produtos e subprodutos de madeira de origem nativa.

A transparência dessas informações foi ponto importante na agenda das organizações ambientalistas, que por três anos consecutivos reivindicou, que esses dados ficassem disponíveis para a sociedade, por fornecerem subsídios importantes na construção de políticas públicas e privadas para o setor florestal, incluindo o aprimoramento dos controles e fiscalização do comércio da madeira tropical.

Renato Morgado, coordenador de políticas públicas do Imaflora observa que a medida deve promover ganhos na sustentabilidade do setor, além de contribuir para a identificação de  irregularidades, já que é comuns a utilização de registros falsos no comércio e transporte do produto ilegal. E, na outra ponta, ganham as empresas que trabalham com o manejo responsável e de acordo com a lei.

A abertura dos dados é uma conquista importante das organizações ambientalistas e da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura  e um dos pontos definidos como estratégicos  para o Imaflora, na ampliação da transparência e de abertura de dados ambientais.


Os dados podem ser acessados aqui.




Nenhum comentário:

Postar um comentário