terça-feira, 10 de março de 2020

Um guia prático para o Labirinto dos Rótulos


O Brasil é um grande produtor e exportador de matérias-primas florestais e agrícolas com algum tipo de certificação socioambiental ou de sustentabilidade. Ainda com menor quantidade e diversidade que os mercados de países desenvolvidos, aos poucos os selos tem aparecido em produtos do dia-a-dia dos brasileiros.

Cada selo comunica ou garante uma coisa diferente. Uma grande dificuldade para o consumidor é entender o seu significado e sua importância na hora do compra. Apesar disto, pesquisas apontam o grande interesse dos nossos consumidores pelos selos e que como estes influenciam suas compras.
A efetividade dos selos no mundo real e o seu impacto no campo dependem de um conjunto de fatores: suas normas, a forma de auditoria, as instâncias de participação, reclamação e denúncia, o grau de transparência, dentre outros.

O “Guia prático para o labirinto de rótulos” criado pela ICR (Iniciativa Cristã Romero) ajuda as pessoas a navegar neste complexo mundo dos selos de sustentabilidade. O material está apoiado nos selos presentes nos mercados da Europa, mas o seu método e organização ajudam aos consumidores a entender este mundo, além de citar selos presentes no Brasil.

Ressalto que o Imaflora não participou da avaliação dos selos apresentada neste manual, mas recomenda a sua leitura e o seu uso por pessoas que influenciam decisões de empresas, ONGs e consumidores. Sem a análise crítica e o acompanhamento dos consumidores, os selos não tem valor.

Leiam e participem!

Luís Fernando Guedes Pinto | Imaflora



Nenhum comentário:

Postar um comentário