O Brasil é um grande produtor e exportador de
matérias-primas florestais e agrícolas com algum tipo de certificação
socioambiental ou de sustentabilidade. Ainda com menor quantidade e diversidade
que os mercados de países desenvolvidos, aos poucos os selos tem aparecido em
produtos do dia-a-dia dos brasileiros.
Cada selo comunica ou garante uma coisa diferente. Uma
grande dificuldade para o consumidor é entender o seu significado e sua
importância na hora do compra. Apesar disto, pesquisas apontam o grande interesse
dos nossos consumidores pelos selos e que como estes influenciam suas compras.
A efetividade dos selos no mundo real e o seu impacto no
campo dependem de um conjunto de fatores: suas normas, a forma de auditoria, as
instâncias de participação, reclamação e denúncia, o grau de transparência,
dentre outros.
O “Guia prático para o labirinto de rótulos” criado pela
ICR (Iniciativa Cristã Romero) ajuda as pessoas a navegar neste complexo mundo
dos selos de sustentabilidade. O material está apoiado nos selos presentes nos
mercados da Europa, mas o seu método e organização ajudam aos consumidores a
entender este mundo, além de citar selos presentes no Brasil.
Ressalto que o Imaflora não participou da avaliação dos
selos apresentada neste manual, mas recomenda a sua leitura e o seu uso por
pessoas que influenciam decisões de empresas, ONGs e consumidores. Sem a
análise crítica e o acompanhamento dos consumidores, os selos não tem valor.
Leiam e participem!
Luís Fernando Guedes Pinto | Imaflora
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