quarta-feira, 6 de abril de 2011

Imaflora realiza treinamento de auditores sociais


Na semana de 28 de março a 01 de abril o Imaflora realizou o treinamento de auditores sociais. A demanda por auditores com formação na área social tem aumentado, tanto para atender o crescimento da certificação em todo o Brasil, como para aprimorar as discussões dos aspectos sociais e os desafios que eles representam dentro das certificações.

Foram 2 módulos, um para auditores que já atuam em processos de certificação e o segundo para novos auditores da área social. O objetivo foi discutir os temas de importância para a avaliação de aspectos sociais das certificações da Rede de Agricultura Sustentável (RAS) e do FSC (sigla em inglês para Conselho de Manejo Florestal).

Temas como Trabalho Decente, Saúde e Segurança ocupacional e Relações com as Comunidades foram abordados por diferentes especialistas que atuam junto ao Imaflora. A discussão de conceitos e de casos práticos foi a metodologia utilizada no treinamento possibilitando um melhor entendimento de como se pode aplicar esses conceitos nas diferentes realidades brasileiras, nas situações empresariais e comunitárias, nos diferentes cultivos e florestas nas quais as certificações RAS e FSC são aplicadas.

Os temas tratados foram permeados pelos valores institucionais do Imaflora na busca de que os auditores em campo utilizem a ferramenta da certificação para promover a melhoria das práticas sociais e ambientais dos empreendimentos e comunidades.