segunda-feira, 4 de abril de 2011

ONGs ambientais apresentam práticas de manejo florestal à empresas

    As ONGs IFT (Instituto Floresta Tropical) e Imaflora (Instituto de Manejo e Certificação Florestal e Agrícola), em parceria com Aimex, realizaram a Palestra ‘Sensibilização sobre Concessões Florestais, Exploração de Impacto Reduzido e Certificação Florestal FSC’. O evento ocorreu nesta quarta-feira, (30), no Auditório I da FIEPA, Belém-PA, e reuniu 22 pessoas representantes de empresas, associações, ONGs e Consultores ligados ao setor florestal.

    O evento é uma das atividades do Programa TAA (The Amazon Alternative), que busca estimular o aumento da área certificada na Amazônia e de produtos certificados no mercado nacional, holandês e europeu. O programa é uma iniciativa do governo Holandês, do FSC Holanda e de empresas holandesas, numa parceira público-privada, de incentivo à Certificação Florestal FSC na Amazônia brasileira, peruana e boliviana.

    Exploração de Impacto Reduzido

    Um dos temas tratados foi a Exploração de Impacto Reduzido (EIR), que é baseado em técnicas de primoramentos definidos para a diminuição dos danos e impactos à floresta, e a melhoria da sustentabilidade econômica e social das práticas utilizadas.

    Um ponto notável informado é o lucro conseguindo pelo empresário ao adotar as técnicas de EIR. O empresário consegue poupar maquinário, aumentar a produtividade e ainda preservar o futuro das florestas. Com isso, sem barreiras para adoção dessa prática.
Fotos apresentam duas áreas exploradas. Na primeira mostrando a Exploração Convencional e a seguinte com Exploração de Impacto Reduzido. O Instituto Floresta Tropical informou que em ambas as áreas foi extraído o mesmo volume de madeira: 25m³/ha e que a EIR traz mais benefícios ao empresário e a floresta.

    Projeto TAA

    The Amazon Alternative (ou “A Alternativa para a Amazônia” em português) é um projeto do governo holandês, FSC Holanda e empresas holandesas, numa parceira publico privada Holandesa, de incentivo a Certificação Florestal FSC, na Amazônia Brasileira, Boliviana  e Peruana.

    O foco do programa é aumentar a área certificada e em conseqüência o aumento de produto certificado no mercado nacional, holandês e europeu. Dando suporte aos custos de certificação, e treinamento técnico além de despender esforços em marketing tanto nacional quanto internacional, principalmente no mercado holandês.

    Mais Informações:
    IFT: www.ift.org.br
    Imaflora: http://www.imaflora.org/

Fonte: Portal Amazonia Noticias

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Compartilhe